terça: 15 de julho de 2008
O arcebispo de Sydney, cardeal George Pell, presidiu a missa que abriu, nesta terça-feira, a XXIII Jornada Mundial da Juventude, no porto de Barangaroo. Segundo a Rádio Vaticano, participaram da missa 26 cardeais, 400 bispos, cerca de 4 mil padres e milhares de jovens que vieram de 170 países dos cinco continentes.
“Não passem a vida sem tomar posição, pensando que é melhor não fazer escolhas, porque é cumprindo os compromissos que vocês poderão viver em plenitude. A felicidade consiste em cumprir sempre os próprios deveres e obrigações, mesmo nas pequenas coisas, de modo que podemos preparar-nos para enfrentar compromissos cada vez maiores”, disse o cardeal em sua homilia aos jovens.
“Estes dias passarão rapidamente e, depois, deveremos voltar a enfrentar a nossa realidade quotidiana. Por certo período, alguns de vocês se confrontarão com uma vida amorfa e decepcionante. Porém, não se separem de Deus amoroso e do seu Filho Jesus”, exortou.
O papa Bento XVI terá seu primeiro encontro com os jovens na quinta-feira, 17. Ele chegou a Sydney no domingo e descansa na residência do Opus Dei, a 25 km de Sydney. Segundo o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, o papa tem dedicado seu tempo à leitura, à oração e à revisão dos textos dos discursos que deverá pronunciar aos jovens.
Instituída por João Paulo II, no Ano Internacional da Juventude, em 1985, a Jornada Mundial da Juventude foi celebrada pela primeira vez, em Roma, no ano seguinte. A partir daí, o encontro do papa com os jovens se realiza a cada dois ou três anos. Nos anos intermediários, a Jornada é comemorada nas dioceses, no Domingo de Ramos. Em nível mundial, os encontros aconteceram em Roma - Itália (1986), Buenos Aires - Argentina (1987), Santiago de Compostela - Espanha (1989), Czestochowa – Polônia (1991), Denver – Estados Unidos (1993), Manila - Filipinas (1995), Paris – França (1997), Roma – Itália (2000), Toronto - Canadá (2002) e Colônia - Alemanha (2002).
Fonte: CNBB Nacional