Teve início nesta quinta-feira (14), sob a coordenação do Pe. Alixandre Soares, o I Fórum das Pastorais Sociais da Paróquia de Santo Antônio.
O primeiro dia do Fórum foi dedicado a oração e reflexão sobre as questões sociais, que hoje faz parta da vida cotidiana. “Falar das questões sociais é falar da própria vida. No cenário em que vivemos há inúmeros desafios, como a fome, a doença, a violência, a velhice, a solidão e podemos dizer que vivemos numa sociedade cruel, que atinge a todos”.
As crianças e adolescentes vivem os desafios das ruas, vivendo sob o controle desta realidade social, quando deveriam estar na escola, estão na rua, à mercê dos vícios e da violência que a cada dia banaliza mais a vida humana, provocando grandes perdas. Ai vem o maior desafio da Pastoral da Esperança que é acompanhar as famílias enlutadas, no momento da perda. Ninguém é educado para aceitar a perda. Na saúde, o desafio é a falta de atendimento médico, de medicamentos e de hospitais superlotados. E a igreja não fica indiferente a esta situação, sente a necessidade urgente de evangelização, evangelizar a partir de Jesus Cristo. Ser uma igreja a serviço de todos.
Na sexta-feira, dia 15, foi a vez da partilha. Cada pastoral social apresentou o seu trabalho, seus avanços, desafios e pretensões. Para enriquecer mais ainda o encontro, o Pe. Alixandre Soares convidou o Cardiologista Dr. Glauber para falar sobre das dificuldades da saúde na cidade de Patos. E, dentre outras coisas, ele ressaltou o grande índice de AVC e infarto que atinge os idosos, ocasionados pela falta de controle com a pressão arterial.
Ao final do Encontro, o Pe. Alixandre apresentou a todos os membros da Comissão das Pastorais Socias.
Texto e Fotos: Marieta dos Santos – Coordenadora da Equipe de Liturgia