Dom Sergio da Rocha fala sobre pontos altos da 54ª Assembleia

Dom Sergio da Rocha fala sobre pontos altos da 54ª Assembleia

Dom Sergio da Rocha também falou aos jornalistas sobre as atividades desenvolvidas até este momento na 54ª Assembleia Geral da CNBB. O arcebispo de Brasília destacou a aprovação do documento “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade. Sal da Terra e Luz do Mundo”, cuja temática esteve no centro dos debates.

“Nesses 10 dias, nossa pauta de trabalho foi, como sempre, muito intensa. Entre os assuntos que nós abordamos houve a conjuntura político nacional, a conjuntura eclesial e também a apresentação dos trabalhos dos textos litúrgicos. Além disso, destacamos também os 60 anos da Caritas Brasileira, que serão celebrados o dia 12 de novembro, mas aqui nós tivemos ocasião para conhecer melhor e para celebrar esse trabalho”, elencou.

Ainda de acordo com o bispo, assuntos como as Olimpíadas do Rio de Janeiro e a celebração dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que acontecerá em 2017, e o estudo sobre o dízimo tiveram a atenção da  54ª Assembleia Geral.

Dom Sergio também contou que, no dia 8 de abril, os bispos acolheram “com grande alegria” a exortação do papa Francisco Amoris Laetitia – sobre o amor na família. “Também acompanhamos as iniciativas da Repam, que é a Rede Eclesial Pan-Amazônica, estudamos também a Carta Apostólica do papa Francisco sobre forma de Motu Proprio, que trata da reforma do processo canônico para as causas e declaração de nulidade do matrimônio, e, além disso, nós tratamos também do próximo Congresso Eucarístico Nacional, que vai acontecer em Belém do Pará de 15 a 21 de agosto”, enfatizou.

Dom Sergio falou ainda sobre a cerimônia de entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB e sobre a primeira Romaria Nacional da Juventude, projeto que está integrado ao Rota 300, iniciativa da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude que recebeu milhares de jovens nos dias 9 e 10 de abril, em Aparecida.

Visitas

“Tivemos a alegria de receber o secretário geral do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), que é do México. Ele veio para nos apresentar um pouco a realidade do Celam, e com isso, nós crescemos em comunhão com o episcopado da América Latina. O presidente da Conferência episcopal da Nigéria também esteve aqui conosco tratando da situação da igreja na Nigéria”, elucidou.

Fonte: CNBB