Mais uma vez, os paroquianos de Santo Antônio deram uma demonstração de fé quando, nesta Sexta-feira, 25 de Março, participaram, com muita devoção, de todas as atividades religiosas que aconteceram durante todo o dia.
Logo cedo, às 05h da manhã, aconteceu a meditação da Via Sacra. Em todas as Comunidades um grupo de fiéis saiu da igreja indo até a Praça Dede Francisco, meditando as 14 estações. Ao chegarem à Praça, todos os grupos rezaram juntos a 15ª Estação.
Às 11:30, dezenas de fiéis participaram do Ofício da Agonia, que foi rezado no interior da Igreja Matriz. “O Ofício da Agonia é um forte momento de oração e reflexão da vida e missão de Cristo, que conduz os fiéis à oração mediante a meditação da Palavra de Deus. Lembra as sete últimas palavras de Jesus, no Calvário, antes de sua morte: 1-“Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem…”, 2-“Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso”, 3-“Mulher, eis aí o teu filho… Eis aí a tua Mãe”, 4-“Tenho Sede! ”, 5-“Meus Deus, meus Deus, por que me abandonaste? ”, 6-“Tudo está consumado! ”, 7-“Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito! ”. Após o Ofício, todos saíram para a Procissão o Silêncio, que percorreu algumas ruas do Bairro Santo Antônio.
Culminando as celebrações deste dia, aconteceu em todas as Comunidades a celebração da Paixão de Cristo. “Despojamento e silêncio marcam esta celebração, que consta de três partes: liturgia da Palavra; adoração de Cristo na cruz; e rito da comunhão.
Pascom NSA
Fotos: Marieta dos Santos – Coord. Equipe Liturgia