A estruturação da Pastoral da Comunicação no âmbito das dioceses e arquidioceses implica que cada paróquia deve ter a sua equipe de comunicação.
Foi o que recordou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Orani João Tempesta, na abertura do Encontro Nacional da Pascom, que aconteceu até domingo no, dia 06 de julho, no Santuário de Aparecida.
Segundo informou a Sala de Imprensa da CNBB, o arcebispo de Belém lembrou que, na assembléia plenária de 1997, os bispos do Brasil assumiram o compromisso de criar, até o ano 2000, equipes de Pastoral da Comunicação (Pascom) em todas as paróquias. «Estamos atrasados nesse compromisso», disse Dom Orani.
Promover a estruturação desse tipo de pastoral no Brasil foi justamente um dos principais objetivos do Encontro organizado pela CNBB, que reúniu 120 participantes, entre sacerdotes, religiosos, leigos e seminaristas implicados no apostolado.
De acordo com Dom Orani, a Igreja está avançando na área da comunicação, mas de forma ainda muito tímida. «Hoje a Igreja não tem medo dos meios de comunicação. Multiplicamos nossos próprios meios. Entretanto, estamos aqui para tentar saber em que chão a gente pisa», disse.
O arcebispo pediu que tanto o clero como os leigos «possam se organizar para valorizar a cultura da comunicação».
A professora Elizabeth Saad, uma das palestrantes do primeiro dia do evento, destacou a importância da comunicação digital.
Segundo Saade, é cada vez maior o número de usuários de internet no Brasil. São 42 milhões de usuários, numa média de 23 horas por mês para cada pessoa. «Isso coloca o Brasil em terceiro lugar no mundo no uso de internet», afirmou.
Em missa presidida na sexta-feira no Encontro, o secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, afirmou que a «tarefa fundalmental» do comunicador cristão é «ajudar a construir a civilização do amor».
Os participantes do encontro visitaram os estúdios da Rádio e TV Aparecida após ouvirem uma palestra sobre Políticas de Comunicação, proferida pelo diretor da TV Aparecida, padre César Moreira.
O sacerdote destacou que, no Documento de Aparecida, aparece uma nova visão de comunicação, em que «a Pascom é vista a partir da revolução tecnológica, da globalização, da cultura midiática e das novas linguagens».
Fonte: Zenit