Com a motivação especial marcada pelos 60 anos de evangelização (1956 – 2016), e sob o tema: “Crendo, Celebrando e Vivendo o Evangelho”, aconteceu nos dias 23 e 24 de Fevereiro a Assembleia Paroquial 2016. Para fazer memória aos 60 anos de evangelização na Paróquia, foi convidado o Padre Elias Ramalho que, com o seu talento, enriqueceu de forma brilhante, o primeiro momento da Assembleia.
De forma simples, coerente e convincente, numa bela esplanação o Pe. Elias Ramalho fez uma rica memória da vida da Paróquia nesses 60 anos de atividades Missionária e Pastoral, fundamentado nos três trilhos que movem a Igreja: a Palavra, a Liturgia e a Caridade, os chamados três âmbitos da vida da Igreja.
Padre Elias ainda ressaltou a importância de cada um atrair para si, novas lideranças para dar continuidade a missão da paróquia.
No segundo dia (24), o Pe. Alixandre Soares repassou a síntese avaliativa do Plano Diocesano de Pastoral 2011-2015, que abrange os aspectos: 1. Igreja em estado permanente de missão; 2. Igreja: casa de iniciação cristã; 3. Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; 4. Igreja: comunidade de comunidades; 5. Igreja a serviço da vida plena para todos.
Também foram vistos os retrocessos que, dentre eles, podemos citar: o esfriamento pastoral, desmotivação pastoral; falta de acolhimento das pastorais aos novos membros; falta de liderança nas diversas pastorais; ausência dos movimentos populares; a CF não tem mais poder impactante durante o ano; desativação da Escola da Fé e Círculos Bíblicos, falta de formação dos Ministros da Palavra e muitos outros retrocessos foram observados.
Concluindo este segundo dia, foi apresentada a síntese das prioridades pastorais da Diocese de Patos: 1. Igreja em estado permanente de missão: pastoral decididamente missionária: visitação, família, juventude e criança; Formação e Espiritualidade; Missão ad gentes e Obras Missionárias; 2. Igreja: casa de iniciação de vida cristã: catequese de inspiração catecumenal; e formação bíblico catequética. 3. Igreja: lugar de animação bíblica na vida pastoral: leitura orante da Palavra de Deus. 4. Igreja: comunidade de comunidades: renovação das estruturas e novas lideranças; e Igreja acolhedora e misericordiosa. 5. Igreja a serviço da vida plena para todos: investimentos nos projetos sociais e Igreja profética: fé e política.
Como propostas para a Paróquia, foram elencadas: Realização de um evento com todos os casais que já vivenciaram o ECC na Paróquia; e que todas as festas dos padroeiros sejam motivadas aos 60 anos de evangelização da Paróquia.
Pascom NSA