O Oficio da Agonia e a Procissão do Silêncio

O Oficio da Agonia e a Procissão do Silêncio

Como acontece todos os anos, nesta Sexta feira Santa, 03 de Abril, às 11:00h, vai acontecer na Matriz de Santo Antônio a recitação do Oficio da Agonia, seguido da Procissão do Silêncio que percorrerá algumas ruas do bairro Santo Antônio  

O Oficio da Agonia rememora a dor e o sofrimento de Jesus que se doa por amor no madeiro da Cruz.

Todos os que vão participar devem vestir roupas com a cor preta, demonstrando sua solidariedade com a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Após este momento de interiorização e reflexão com a agonia de Cristo, todos saem em procissão, percorrendo algumas ruas do bairro, a esta procissão nós chamamos de Procissão do Silêncio.

Na procissão do silêncio devemos dar testemunho da nossa fé em Jesus Cristo morto e ressuscitado por amor a nós. Para isso, é preciso um recolhimento interior, oração, valorizar o momento, silêncio, penitência por amor. 

Esta procissão do silêncio teve sua origem na Espanha. 

Sentido de peregrinação e purificação; entre na pedagogia da fé com um sentido de interiorização de penitência e oração próprias do cristão em um percurso para o Pai. 

Quem participa exteriormente como um espectador da fé, deve ser motivado para uma mudança de mentalidade, levando-o a um momento de reflexão e meditação, para sentir na própria carne os mistérios da Páscoa do Senhor. 

É uma manifestação penitencial de acompanhamento na solidão da Mãe e onde a dor e o sofrimento atingem sua máxima expressão e onde o coração humano compartilha com Maria, o caminho do Calvário, cheio de esperança e fortalecimento na fé; em profundo sentido de arrependimento, desagravo, consolo e participação da fé como a melhor disposição para viver a esperança na futura ressurreição. 

Esta procissão é realizada com uma caminhando pelas ruas conduzindo a imagem de Nossa Senhora das Dorese deve seguir em silêncio absoluto. Um grande momento para uma profunda reflexão.

Fonte: Partes do texto tirados da internet

Pascom NSA