Domingo de Ramos na Comunidade N. Sra. Aparecida

Domingo de Ramos na Comunidade N. Sra. Aparecida

Na manhã deste domingo, 29 de Março de 2015, a Comunidade de Nossa Senhora Aparecida, que fica localizada no bairro da Maternidade celebrou o Domingo de Ramos, iniciando assim, a Semana Santa.

Como acontece todos os anos, a Comunidade se concentrou ao lado da Praça Perequete, onde funciona a Academia de Saúde, e lá foram distribuídos ramos de palmeira  a todos os presentes. Após a bênção dos ramos, os fiéis saíram em procissão até a igreja, onde aconteceu a Celebração Solene, que foi presidida pelo Pe. Alixandre Soares e concelebrada pelo Diácono Roberto.

Em sua homilia, o Pe. Alixandre iniciou dizendo que, durante as cinco semanas passadas, “fomos preparados, pela Igreja, para poder celebrar esta semana que, os Santos da Igreja chamam de “Semana Maior”, porque, nesta semana, nós iremos percorrer o Mistério Central da nossa fé, que é a paixão, morte e ressurreição de Jesus, por isto, é chamada de Semana Santa, porque ela é diferente de todas as outras semanas, porque, nesta semana, somos mergulhados no Mistério do Deus que morre na cruz, mas que ressuscita”.

 O Pe. Alixandre ressalta ainda que, “entrar em Jerusalém, significava entrar em um lugar onde lá se encontrava a oposição ao projeto de Deus, lá se encontrava as ciladas do demônio, lá se encontrava o poder de Herodes que, a todo o momento, tentava tramar a morte de Jesus. Então, ao entrar em Jerusalém, Jesus está  assumindo em sua carne, em sua vida que deseja fazer a vontade do Pai, que não era morrer na cruz, a vontade do Pai era “eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância”. Então, diante de uma sociedade que oprimia os pobres, as mulheres, as crianças e as viúvas, Jesus vem ser a esperança, Jesus vem trazer aos corações tristes, aos coações sem esperança, aos corações sem vida, uma proposta do seu reino, o Reio de Deus mas, com a chegada definitiva do seu reino, foi preciso que Ele morresse na cruz”.   

Continuando a sua homilia, o Pe. Alixandre disse “então, hoje nós estamos entrando com Jesus em Jerusalém; então, se para Jesus entrar em Jerusalém, significa enfrentar a dor, o sofrimento, as dificuldades, nós, também, hoje estamos dizendo para a Igreja, que nós queremos entrar em Jerusalém”. E como é a sua Jerusalém, a sua vida, quais são as suas dificuldades, os seus problemas, quais são as situações que você está encontrando na sua vida? Porque, essa é sua Jerusalém. Então, hoje Jesus está dizendo a mim e a você que é possível entrar em Jerusalém e vencer todos os poderes, vencer tudo aquilo que tenta nos oprimir, nos escravizar, nos tirar a paz".

Continuando ainda disse: “A Semana Santa é um momento propício para refletirmos sobre os nossos sofrimentos, que com certeza, são passageiros, pois tudo na nossa vida passa, o que fica eternamente em nossa vida, é a graça de Deus”.

E concluiu dizendo, “façamos desta semana, uma semana diferente, que  esta semana para nós cristãos, não seja uma semana de feriados, mas uma semana de intensificarmos a  nossa oração, o nosso perdão, a nossa vinda a igreja, a nossa capacidade de reconciliação com Deus e com o próximo; que possa ser uma semana onde o Espírito de Deus produza frutos em nossos corações.

Foi uma celebração muito bonita que contou com uma grande participação de fieis, que lotou a igreja, em busca de uma espiritualidade que ajude a cada um entrar na Semana Santa com um coração aberto aos ensinamentos de Jesus.

Pascom NSA.

Fotos: Marcos Costa