Papa abre Ano Paulino

   
Bento XVI presidiu neste Sábado, 28 de Junho, à abertura solene do Ano Paulino, que assinala os 2000 anos do nascimento de São Paulo, figura central do Cristianismo.

Segundo o pontífice, este será um “especial ano jubilar” para "fazer conhecer cada vez melhor a imensa riqueza dos ensinamentos de São Paulo”, verdadeiro "patrimônio da humanidade redimida em Cristo". As comemorações em honra do apóstolo Paulo se estenderão até 29 de Junho de 2009.

Paulo, o Apóstolo das Nações

Saulo nasceu na cidade de Tarso, na Cilícia, atual província turca de Mersin, localizada na foz do rio Çay, próximo ao mar Mediterrâneo. Era de família judaica, mas com cidadania romana. Seu nascimento é colocado pelos historiadores entre o ano 7 a 10 depois de Cristo.

Formado na escola do rabino Gamaliel (At 22,3; 26,4; 5,34), tornou-se um severo perseguidor dos cristãos. Por volta do ano 36 converteu-se ao cristianismo, depois de uma experiência profunda com Cristo na estrada de Jerusalém para Damasco. Depois debatizado por Ananias, mudou o nome para Paulo.

São Paulo enfrentou muitas dificuldades ao longo de sua vida. Percorreu milhares de quilômetros, anunciando de cidade em cidade o Evangelho da Morte e Ressurreição de Jesus. Morreu em Roma, no ano 67. Seus restos mortais estão depositados em um sarcófago sob o altar papal da Basílica de São Paulo, em Roma. É considerado o Apóstolo das Nações. Seu trabalho missionário marcou de forma decisiva a história do Cristianismo.

Indulgências em honra do Ano Paulino

Em maio deste ano, a Igreja publicou o Decreto Paenitentiaria Apostolica “Urbis et Orbis”, dispondo sobre a concessão e obtenção de especiais Indulgências “em honra do Apóstolo das Nações”. 

“O dom das Indulgências, que o Romano Pontífice oferece à Igreja Universal, aplana a estrada para alcançar em sumo grau a purificação interior que, enquanto honra o Beato Paulo Apóstolo, exalta a vida sobrenatural no coração dos fiéis e impele-os docemente a produzir frutos de boas obras”, afirma o Decreto.

Saiba mais

Para saber mais sobre esse Decreto e as normas sobre as indulgências, verifique o artigo Indulgências em honra do Ano Paulino, na sessão Notícias, em nossa página na internet.

* Equipe Pascom