Após significativa reflexão feita com a Comunidade de Fé que começa a se estruturar eclesialmente no Conjunto Geralda Medeiros, aconteceu nesta segunda-feira, 27, a escolha da Padroeira, Nossa Senhora Desatadora dos Nós.
O processo realizado até esta definição envolveu a observação das devoções já existentes no lugar, o entusiasmo do novenário no Mês de Maio, a busca de uma padroeira cuja festa pudesse ser realizada num período mais "vago" do ano e uma devoção mariana com a qual o povo de Deus, não apenas daquele conjunto, mas de toda a cidade se identificasse.
Numa primeira votação, obteve mais votos (mas não o suficiente) o título mariano de Nossa Senhora de Nazaré. Em segundo lugar ficou Nossa Senhora de Guadalupe. Com o voto dos três padres da Paróquia Santo Antônio, a Desatadora dos Nós empatou com Guadalupe.
Realizou-se então um "segundo turno" entre os três títulos da Virgem Maria. Sendo eleita a Virgem Desatadora dos Nós.
O título de N. Sra. Desatadora dos Nós surgiu em 1700 com uma pintura de um artista alemão. Popularizou-se na Argentina quando o Papa Francisco, na época cardeal de Buenos Aires, tornando-se devoto deste título mariano, trouxe santinhos e uma réplica da pintura para sua Arquidiocese. No gabinete do Santo Padre, onde costuma receber muitas pessoas, há um belo quadro com a imagem da Desatadora. Um outro lhe foi presenteado pela Presidente da Argentina.
O artista inspirou-se na frase de Santo Irineu: “Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência, o desatou”. Os fiéis costumam recorrer a esta devoção suplicando à Virgem Maria que alivie, desaperte, desenrole, desate os nós dos sofrimentos e angústias tão constantes, sobretudo nos mais pobres.
Sua Festa é celebrada nas datas comumente dedicadas à Virgem Maria: 15/08, 08/09, 21/11, 08/12. No Conjunto Geralda Medeiros a Festa será realizada no dia 21/11.