Fórum Mídia Livre destaca diversidades dos meios de comunicação - 20/06/2008 - 10:26
O I Fórum de Mídia Livre, que ocorreu nos dias 14 e 15 de junho, no Rio de Janeiro, reuniu jornalistas e outros profissionais da área de comunicação, junto com acadêmicos e estudantes para discutir a democratização da informação. Agora, as organizações e os movimentos se articulam para realizar o I Fórum Mundial de Mídia Livre, junto ao Fórum Mundial Social, em janeiro de 2009.
Participante do painel "Mídias Colaborativas, Novas Mídias", o diretor da Adital, padre Ermanno Allegri, apontou, como um dos elementos marcantes do Fórum, a vontade de comunicar de diversos grupos que, mesmo sem nenhum apoio, utilizam os meios de comunicação para divulgar conteúdos humanos, éticos e sociais. "As pessoas estão tomando consciência do poder que têm de comunicar com credibilidade", afirma.
Além disso, padre Ermanno ressalta a capilaridade que esses meios livres têm em divulgar informações: "Um grupo de Vitória (ES) utiliza sacos de pão como jornal. Eles distribuem para as padarias do bairro e passam a mensagem de que também se alimenta que se informa".
Outra questão destacada por padre Ermanno diz respeito à diversificação de conteúdos e também à origem dessas práticas, que se encontram embasadas no cotidiano dos grupos. Com isso, observa-se uma maior aproximação entre o profissional de comunicação e os assuntos que interessam à comunidade.
"O Fórum de Mídia Livre tem como um dos objetivos fazer chegar ao Brasil uma imprensa livre diferente da imprensa amarrada ao poder", diz padre Ermanno. Foram constituídos grupos de trabalho para elaborar documentos que serão entregues ao aos três poderes, na tentativa de pressionar por mais políticas públicas no setor da comunicação.
Uma delas seria um maior financiamento dessas iniciativas que ainda não encontram apoio nem do capital privado nem do público. A realização da I Conferência Nacional de Comunicação é outra exigência. A Conferência já foi aprovada no Congresso Nacional com uma verba de R$ 20 milhões e agora necessita de uma convocação por parte do Executivo.
No entanto, padre Ermanno detecta uma falha na constituição desses grupos de trabalho. "Não há a representação do Norte e do Nordeste. Devemos lutar para mudar isso, pois o Nordeste já está trabalhando para conseguir maior participação nessas discussões, como vai acontecer no Seminário Latino-Americano de Comunicação".
Esse evento, que ocorre de 24 a 26 de julho de 2008, em Teresina (PI), vai debater e aprofundar as temáticas relacionadas ao rádio e ao desenvolvimento local, estimulando a prática da comunicação voltada para a promoção da cidadania, bem como para a construção de políticas públicas. A Adital estará presente, por meio da participação de padre Ermanno, no painel "Relação entre democracia, ética e desenvolvimento: o público e a participação cidadã".
Para mais informações sobre o Seminário Latino-Americano de Comunicação, acesse o site: www.seminariodecomunicacao.com.br
Fonte: Adital
Local:Rio de Janeiro (RJ)