Pentecostes histórico
Neste Domingo, 08 de junho, a Igreja encerrou o Tempo Pascal com a Solenidade de Pentecostes, a Festa do Espírito Santo enviado pelo Ressuscitado aos Apóstolos. Sinônimo de unidade na pluralidade, Pentecostes é celebrado no mundo todo com grande súplica pela reconciliação entre os cristãos e entre todas as nações. O desejo do Cristo Ressuscitado ficou bem expresso: "A Paz esteja convosco!" Pentecostes é a Festa da Igreja, presente e a serviço do mundo inteiro.
Na madrugada deste Domingo, como de costume, a Diocese de Patos se reuniu milhares de fiéis, vindos das seis foranias, no Parque Religioso Cruz da Menina. A Celebração Eucarística contou com a presença de grande parte do clero diocesano e foi presidida pelo Senhor Bispo Dom Eraldo Silva.
Em Roma, “a Diocese que preside a todas as outras na caridade”, um encontro histórico e cheio de esperança se realizou: Atendendo ao pedido do Papa Francisco, Shimon Peres, Presidente do Estado de Israel e Mahmud Abbas, Presidente da Autoridade Palestina foram até os jardins do Vaticano e se colocaram ao lado do pontífice para rezar pela paz na Terra Santa, onde milhares de pessoas há vários anos sofrem por conta dos conflitos entre os descendentes de Abraão.
Também esteve presente na oração o maior líder dos cristãos ortodoxos, o Patriarca Ecumênico de Constantinopla Bartolomeu I. "Agradeço a Vossa Santidade, venerado Irmão Bartolomeu, por estar aqui comigo a acolher estes hóspedes ilustres. A vossa participação é um grande dom, um apoio precioso, e é testemunho do caminho que estamos a fazer, como cristãos, rumo à plena unidade" disse Francisco em seu discurso.
O Papa Bergóglio, pontífice jesuíta de coração franciscano, protagonizou assim um autêntico novo Pentecostes, reunindo as três religiões monoteístas para uma oração em comum de agradecimento, de perdão e de paz. Que seu exemplo chegue aos confins da terra.