Pe. Valdomiro marca presença em S. Antônio

Pe. Valdomiro marca presença em S. Antônio

O Evangelho da Missa de Pentecostes, ao relacionar o Dom do Espírito pelo Senhor Ressuscitado, destaca o perdão e a paz, assim como o envio em missão. «Como o Pai me enviou, também eu vos envio» afirmou Jesus. Assim sendo, nós somos convidados a acolher, hoje, de modo renovado, o Espírito da unidade, do perdão e da paz, o Espírito que nos anima e fortalece na vida cristã, especialmente, no testemunho cotidiano e na missão de evangelizar.

Na oitava noite do trezenário de Santo Antônio, a Igreja Matriz esteve repleta de paroquianos, devotos e visitantes que celebram os louvores a Deus pela ação intercessora do Padroeiro para com os mais necessitados. Nesta noite, nossa Paróquia teve a grata satisfação de receber o Padre Valdomiro, que marcou a vida religiosa e comunitária, com exemplos de doação, sabedoria e ação prática da caridade evangélica. Também esteve presente o Diácono Gildenor, Coordenador Diocesano do Terço dos Homens, e o Diácono Roberto.

“Há cinquenta anos, o primeiro Bispo de Patos, Dom Expedito Eduardo de Oliveira, ordenou o primeiro padre da nova Diocese de Patos. Era o Padre Valdomiro Batista de Amorim. Até sua aposentadoria, alguns anos atrás, Padre Valdomiro foi vigário de várias paroquias da Diocese e quase todas da cidade de Patos" (www.revistadasemana.com).

Entre essas paróquias está Santo Antônio, em Patos, Igreja onde ele, o primeiro Padre da nossa Diocese, foi ordenado e na qual realizou digno e edificante trabalho pastoral, favorecendo o crescimento espiritual e a ação missionária. Louvamos a Deus pelos seus agora 51 anos de sacerdócio e por fazer parte da nossa história eclesial.

Após a proclamação do Evangelho (Jo 20, 19-23), feita pelo o Diácono Roberto, o Diácono Gildenor fez a homilia, na qual destacou três palavras:

“Medo, paz e esperança. O medo que cria clima de hostilidade e perseguição, ao mesmo tempo provoca o anseio de ousadia e coragem de anunciar. O Shalom do Pai é dom de Deus, o desejo do Pai de que nos responsabilizemos em construir todos os dias na família e na comunidade uma cultura de paz. E o Paráclito, aquele que encoraja e reanima, é o defensor da vida”.

Ao final da celebração, o Padre Alixandre agradeceu e enalteceu a contribuição do Padre Valdomiro para vida da Paróquia, e o presentou, bem como ao Diácono Gildenor, com replicas dos azulejos da Igreja Matriz de Santo Antônio.