A comunhão com Deus desdobra-se, na vida de Maria, na sua disponibilidade em servir o próximo. A ajuda prestada à prima Isabel é uma pequena amostra do que era a Mãe de Deus no seu dia-a-dia.
Em uma noite festiva a Comunidade de São Francisco encerrou o Mês Mariano com vibrante coroação. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Padre Leonardo Henrique com a presença do seminarista Edinilson e a participação dos noitários: o EJC, que animou a novena, e o Centro Educacional Rosa Mística, que participou da ato da Coroação da imagem da Virgem Maria.
O Evangelho segundo Lucas (1,39-56) foi proclamado, antecipando a Festa da Visitação de Nossa Senhora (31/05). Antes de suas palavras motivadoras a comunidade, o Padre Leonardo entoou a canção "Maria de Nazaré" e toda a assembleia em coro cantou. Em suas palavras o padre destacou:
“Deus viu em sua serva a simplicidade, humildade e pequenez. (...) A lógica de Deus é diferente da nossa. (...) Maria, sendo serva, o seu Filho foi também servidor ao lavar os pés dos apóstolos. O comportamento de Jesus se identifica com o comportamento de Maria”.
A celebração foi encerrada com os educandos do Centro Educacional Rosa Mística festivamente coroando a imagem de Nossa Senhora.
Dentre os participantes do novenário colhemos alguns depoimentos:
"Foi bem produtivo e participativo, a presença dos seminaristas ajudou a comunidade a refletir bem a mensagem do Evangelho" (Ubiratânia).
"Celebrar o mês de maio é muito importante para nossa comunidade, pois significa celebrar o mês da Nossa Mãe Maria, essa que sempre será exemplo de santidade e perfeição" (Luana Medeiros).
"Foi o primeiro ano que participei efetivamente da novena e foi maravilhosa a presença de Maria"(Vicente Alexandre).
"Foi um mês de muitas bênçãos, pois viver o mês de maio mais perto de Nossa Senhora é muita alegria e de uma espiritualidade com Maria" (Sérgio Klepson).
"Pessoalmente, receber a missão de coroar Nossa Senhora, para mim que tenho uma alma genuinamente Mariana <fui consagrada a Nossa Senhora num momento de coroação e foi uma alegria inenarrável, um verdadeiro presente de Deus> e em quanto instituição-escola, fiquei com a missão, porque com a nova ótica da sociedade contemporânea, não é fácil manter o zelo e passar a mensagem certa dessa tradição religiosa com toda a mística e simbologia que ela representa". (Terezinha Nunes).