Reuniram-se no Centro Diocesano do Tambor – Campina Grande, representantes do Regional Nordeste2 (PE, PB, AL, RN) para a II Assembléia do CNLB. O tema deste ano “O Leigo no Documento de Aparecida – Perspectivas.”
O Conselho Nacional tem três instâncias: Nacional, Regional e Diocesano. Os objetivos do Laicato é promover uma articulação dos Leigos. Fazer com que todos os movimentos e pastorais e outros organismos possam trabalhar a favor da Igreja. A formação é outra característica importante no Laicato, “pois ela forma a consciência do “ser” – “ser” sujeito da Evangelização. A realização do “ser” protagonista que tanto se falou no Documento de Santo Domingo”, afirmou Alberto Gaia, Presidente do CNLB.
“As discussões que se desenvolvem em nível Regional, servem para preparar indivíduos fomentadores, capazes de formar em suas respectivas Dioceses, outras pessoas para desenvolver o trabalho de conscientização do Leigo para ser um sujeito Eclesial, recebendo formação teológica, doutrinária, para a vida civil. O leigo como principal elemento da Evangelização.” Completou Alberto Gaia.
Segundo o padre Rogério, da Diocese de Maceió, o CNBL serve para unir os valores dentro da Igreja. “Que cada pessoa dentro do seu movimento, em sua atuação, não perca a sua identidade, a sua espiritualidade, mas que possam formar uma unidade dentro da Igreja.”
Na abertura, Dom Jaime foi enfático, “precisamos de uma Igreja de Comunhão.” O encontro se encerrou no domingo (15/06). Neste encontro foram escolhidas as novas diretrizes de trabalho para os próximos dois anos e o lugar do encontro.
Participou deste encontro, representando a Diocese de Patos, o leigo Otacílio Paulo, da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, que é um dos titulares do Conselho Fiscal do CNLB do Regional Nordeste 2,
Fonte: Assessoria de Comunicação - Diocese de Campina Grande