Há em um antigo documento da CNBB, “Diretório para missas com grupos populares”, no número 11, interessantes considerações sobre a Missa com Crianças. Lá se lê:
“Portanto, os catequistas devem se empenhar nessa tarefa, a fim de que as crianças, conscientes de um certo sentido de Deus e das coisas divinas, experimentem, segundo a idade e o progresso pessoal, os valores inseridos na celebração eucarística, tais como: ação comunitária, acolhimento, capacidade de ouvir, bem como a de pedir perdão, ação de graças, percepção das ações simbólicas, da convivência fraterna e da celebração festiva".(http://www.catequistabruno.com/missacomcriancas).
Liturgicamente, também as crianças são parte ativa, presente e atuante no mistério pascal de Cristo: “Quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe” (Mt 18,2).
Em nossa Paróquia reiniciamos neste ano a experiência da Missa com as crianças. A equipe encarregada de favorecer o envolvimento e a participação das crianças na Missa é composta por: Adamara e Daniel, Claudia, Kleber e Michelly, Betânia além de alguns membros da catequese de 1ª Eucaristia. Alguns membros desta equipe destacam:
"É um momento muito gratificante, no qual procuramos envolver as crianças nos ritos da celebração, para que esta dimensão celebrativa da fé possa estar presente em todos os momentos de suas vidas" (Claudia Garcia).
"A celebração das crianças vem trazendo vários frutos pra paróquia, uma vez que a liturgia é celebrada de forma infantil, com participação das próprias crianças. (Adamara de Oliveira).
“Celebrar para as crianças nos lembra dos momentos de Jesus, que sentava com as crianças, olhava as crianças como expressão do Reino de Deus. É uma experiência gratificante ver no rosto delas a presença de Deus” (Pe. Alixandre).
Algumas crianças relataram suas motivações. Entre elas, Caio, de 6 anos, disse gostar da celebração porque é divertida e se sente bem na casa de Deus. Jefferson, de 8 anos, destaca que é bom participar da celebração das crianças por ser importante o que o Padre fala para ele e por gostar das músicas.
Colhemos também os depoimentos de pais e mães presentes. Alguns falaram sobre a importância de motivar a participação de seus filhos na Missa das Crianças:
“Mostra, na prática, a importância da vivência em comunidade, engajar-se e conhecer a Igreja” (Katiane).
“É para minha filha aprender a conhecer Jesus e também evangelizar com todos os companheiros” (Ameliana).
“Para os meus filhos começarem a ter Deus no coração e também evangeliza-los” (Raelma).
“Seguir as tradições religiosas e procurar seguir os mandamentos de Deus e da Igreja” (Sandro Marques).
“Deixar meu filho mais próximo de Deus, conhecendo a Palavra” (Jocelyn).
“Alimentar meu filho com a fé divina” (Douglas Santos).