“As experiências pastorais devem favorecer para os seminaristas, o convívio fraterno com os leigos, o conhecimento melhor de suas aspirações e de suas atividades apostólicas e o conhecimento da capacidade de comunicação e relacionamento” (doc. 55 da CNBB, n. 9).
Os seminaristas do primeiro e segundo ano propedêutico, do Seminário Diocesano São José, vivenciam e fortalecem sua experiência pastoral por meio de ações missionárias nas celebrações marianas deste mês nas comunidades e áreas missionárias da nossa Paróquia, bem como da Paróquia de São Sebastião, esta ação aprimora a missão de ir ao encontro do povo.
O seminarista Edinilson Matias destaca que, nesta ação pastoral missionária, tem renovado sua experiência vocacional neste mês tão especial dedicado à Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe: "Venho com gratidão me unir aos louvores de Maria junto com todas as comunidades por onde tenho passado, e exulto de alegria por encontrar homens e mulheres dispostos a dizer sim como fez nossa Mãe Maria. Já não dá mais para calar em mim esse tão sublime desejo de viver minha vocação. E me uno ao sim de Maria todos os dias de minha vida. <Eis-me aqui, faça-se>".
O engajamento pastoral do seminarista é também uma oportunidade para que os agentes de pastoral, as comunidades eclesiais e o povo participem da formação do futuro presbítero, estimulando-o com seu testemunho e seu apoio e também participando da avaliação do seu desempenho (doc. 55 da CNBB, n. 100).