Mais um ato de vandalismo à imagem sacra, lamentavelmente, foi cometido na Cidade de Patos e em nossa Paróquia. Como nos outros casos, o crime foi cometido por Leonardo Silva Cavalcante que dessa vez atacou a Comunidade São Francisco, no bairro Jardim Redenção, quebrando a imagem de Nossa Senhora de Fátima, em pleno mês mariano, às vésperas da Memória Litúrgica deste título da Virgem Maria.
Tudo aconteceu nesta segunda-feira, dia 12, por volta das 18h30. Segundo testemunhas, Leonardo chegou em uma motocicleta, invadio o templo gritando que era Deus e restava uma igreja a ser invadida e um padre a ser morto.
Depois de quebrar a imagem e deixar apavorados aqueles que ali rezavam aguardando a Missa, Leonardo pegou sua moto e saiu em direção à Igreja de N. Sra. de Fátima, no bairro do Belo Horizonte. O Pe. Rodrigo, que chegou poucos minutos depois da fuga de Leonardo, presidiu a Santa Missa normalmente. Ao final da celebração, ele afirmou que "é escandaloso que uma única pessoa, conhecida por todos em Patos, necessitando de tratamentos especiais, seja sempre presa pela polícia, mas depois libertada por juízes nada preocupados com a segurança das pessoas, com a liberdade religiosa e com ameaças de morte a pessoas consagradas". O padre ainda deixou claro que, apesar de tudo, Leonardo é um filho de Deus e nosso irmão, por quem todos devem rezar, bem como por sua família e por aqueles que tem o dever de solucionar esta situação.
Pe. Alixandre, Pároco de Santo Antônio, prestou queixa contra o rapaz e deve se reunir com o Bispo Dom Eraldo para decidir a postura da Diocese diante destes casos.
Vários templos já foram invadidos e danificados por Leonardo:
1. Catedral de N. Sra. da Guia (Centro, duas vezes)
2. Igreja N. Sra. da Conceição (Centro)
3. Igreja de N. Sra. de Fátima (Belo Horizonte, duas vezes)
4. Igreja de N. Sra. do Perpétuo Socorro (Morro)
5. Igreja de Santa Luzia (Monte Castelo)
6. Igreja de Santo Antônio (Santo Antônio)
7. Igreja de São Judas Tadeu (Vitória)
8. Igreja de São Francisco (Jardim Redenção)