Na quinta-feira que antecede a Semana Santa, como de costume, o Clero da Diocese de Patos se reúne na Igreja Catedral de N. Sra. da Guia, para a Missa dos Santos Óleos (ou Missa do Crisma) quando o Bispo Diocesano abençoa o Óleo dos Enfermos bem como o Óleo dos Catecúmenos (que serão batizados).
O Óleo Santo do Crisma, depois de confeccionado dentro da própria celebração ao ser misturado com perfume e com o "sopro" do SenhorBispo é consagrado pela imposição das mãos do Bispo e de todos os presbíteros presentes. Este Óleo (que dá nome à celebração deste dia) é muito especial e representa a consagração divina que recebida nos Sacramentos do Batismo, da Confirmação, da Ordenação Sacerdotal, da Ordenação Episcopal e na Dedicação das Igrejas.
Nesta mesma celebração, todos os presbíteros da Diocese de Patos renovaram as promessas de sua Ordenação e seu compromisso com o Bispo Diocesano e com esta Igreja Diocesana de Patos, com Sede na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Guia.
Destaque-se a participação de um dos Diáconos da Paróquia de Santo Antônio, Roberto Rodrigues, que proclamou o Santo Evangelho.