Foi surpreendente a animação e a participação na festa de Santo Antônio deste ano. Todas as noites a igreja lotava com paroquianos e devotos de outras paróquias. A Pastoral Litúrgica cuidando com todo zelo da ornamentação, animação, coreografia, leitores e salmistas. Os pregadores, a cada noite, refletiam o Evangelho, relacionando-o com o tema da festa “Igreja em missão, ide e anunciai”, com bastante sabedoria.
A parte social parecia com as antigas quermesses nas festas de padroeiros do interior. O envolvimento das pastorais e comunidades noitárias, cada noite querendo “apurar” mais para ajudar a Paróquia. Os paroquianos fazendo doações e, ao mesmo tempo, colaborando com a compra das guloseimas. E o melhor de tudo: percebia-se que todos agiam com amor e fraternidade. A presença do Pe. Elias sentando às mesas com os paroquianos e visitantes, ficando até o final da noite foi mais um ponto forte das noites.
O “Arrumadinho de Santo Antônio” e a feirinha da solidariedade foi também mais uma demonstração de como as pastorais de Santo Antonio são comprometidas e empenhadas em dar o melhor de si na construção do Reino de Deus. Tal qual o parecer do Pe. Francisco Almeida: “Extraordinário exemplo de amor e solidariedade. Essa é a Igreja Povo de Deus que insiste em não ser relativizada e mostra sua esplêndida beleza. Um exemplo de igreja”.
A Pastoral da Comunicação-PASCOM, documentando tudo e alimentando o site da paróquia, com as fotografias e programação da festa, levando os acontecimentos da festa para o mundo da internet. Internautas, conterrâneos nossos, até de São Paulo, acessando o mural numa expressão de contentamento em ver a festa de Santo Antonio.
Realmente, neste ano, a festa de Santo Antônio teve uma nova cara que agradou a todos. Muitos nem sentiram a falta da “tão polêmica” bebida alcoólica. É a Paróquia de Santo Antonio colocando em prática a vivencia da alegria e da animação de forma saudável e consciente.
Que assim como Maria, todos nós possamos guardar em nossos corações toda a espiritualidade e fraternidade vivenciadas durante o trezenário, e que esse aprendizado seja a nossa bagagem conduzida, de forma indispensável, na continuação da nossa caminhada missionária.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo pela beleza da Festa de Santo Antônio-2008.
Equipe Pascom.