A V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, realizada em Aparecida (SP), em maio do ano passado, fez seu primeiro aniversário. A comemoração aconteceu na sede do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), em Bogotá, Colômbia, no dia 30 de maio. Estiveram presentes, entre outros, o núncio apostólico da Colômbia, dom Aldo Cavalli; o presidente do CELAM e arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis; o arcebispo de Bogotá, cardeal Pedro Rubiano e o arcebispo de Santiago do Chile e ex-presidente do CELAM, cardeal Francisco Javier Errázuriz.
No evento, foi exibido um programa acadêmico com a proposta “Maria em Aparecida”, que abordou o papel de Maria no documento final de Aparecida. O vice-diretor do Instituto Teológico-Pastoral para a América Latina (ITEPAL), Monsenhor Guillermo Melguizo Yépez, fez uma introdução ao livro Vestígios de Aparecida, que consta de dois volumes que aprofundam os temas relevantes abordados em Aparecida.
A celebração foi encerrada com a palavra do cardeal Errázuriz que recordou o processo da V Conferência, desde sua preparação à conclusão. “Aparecida não se reduz só ao seu Documento Conclusivo, mas também é um evento eclesial que marcou um tempo de graça para os participantes da assembléia e para a Igreja da região”, sublinhou o cardeal. “Tratou-se de uma experiência de fé, comunicação e participação eclesial, impregnada de alegria missionária e do Espírito Santo que se estendeu aos nossos países como modelo atrativo que contagia e fermenta a vida da Igreja para sermos discípulos missionários ao serviço da vida de nossos pobres, numa Missão Continental”, finalizou.