“[...] O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo [...]” (Rm 5,5).
Pentecostes, do grego, Pentekosté, é o qüinquagésimo dia após o Domingo da Ressurreição de Cristo. Nele se comemora a efusão do Espírito Santo sobre a Igreja.
Depois da ascensão de Jesus ressuscitado aos céus, a comunidade cristã não tinha mais a presença física do Mestre. Contudo, em cumprimento à promessa de Jesus, “Eu pedirei ao Pai, e Ele dará a vocês outro Advogado [...]” (Jo 14,16), o Espírito foi enviado sobre os apóstolos. Dessa forma, Cristo continua presente na Igreja, que é a atualizadora da sua missão.
A origem do Pentecostes vem do Antigo Testamento, uma celebração da colheita (Lv 23,15-22), dia de alegria e ação de graças, portanto, uma festa agrária; nessa, o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido. Mais tarde, tornou-se também a festa da renovação da Aliança estabelecida por Deus no monte Sinai (Ex 19- 34,28).
No Novo Testamento, o Pentecostes está relatado em At 2, 1-13. Como era costume, os discípulos, juntamente com Maria, mãe de Jesus, estavam reunidos para a celebração do Pentecostes judaico (At 1,12-14). Segundo o relato, durante a celebração, ouviu-se um ruído, como um sopro de um forte vendaval; línguas de fogo pousaram sobre os apóstolos, que ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em diversas línguas (o Amor congrega na unidade os diferentes povos). O Santo Espírito repousou sobre os homens para transfigurá-los conforme a vontade do Pai, fazendo-os passar do seu antigo estado de corrupção para a vida nova em Cristo Jesus.
Pentecostes é a coroação da Páscoa de Cristo. Dada sua importância, a comemoração dessa solenidade, dia 11 de maio, na Diocese de Patos-PB terá uma expressiva programação: 01h da manhã, ao lado da Igreja Nossa Senhora de Fátima, louvor com o ministério Renascer; 02hs, Show com o cantor Zé Vicente; 04hs, caminhada das comunidades (para essa procissão os fiéis são convidados a levarem velas, para que se torne mais patente a presença da Luz por excelência, Jesus Cristo); 05hs, Santa Missa no Parque Religioso Cruz da Menina, presidida pelo Bispo diocesano, Dom Manuel dos Reis de Farias, e concelebrada por todos os Presbíteros da Diocese de Patos.
O Pentecostes é, portanto, a comunicação dos dons do Espírito Santo à Igreja nascente, a festa pneumática que promove a comunhão ‘Ágape’ entre os filhos de Deus. Peçamos insistentemente a vinda desse Paráclito, já que sem Ele ninguém é bom, ninguém é santo. Vem, ó Fogo Abrasador!
* Artigo escrito por Fabrício Dias Timóteo