Pouco antes da homenagem que recebeu na manhã de ontem (19/04), na Assembléia Legislativa de São Paulo, em razão do centenário da arquidiocese, o cardeal arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer comentou o caso Isabella Nardoni. Dom Odilo disse que a sociedade deve apoiar e incentivar as autoridades para esclarecer os fatos, e que a Igreja é contra qualquer tipo de linchamento público de quem quer que seja.
O Cardeal afirmou que é um momento de reflexão e não puramente de comoção. O sensacionalismo pode induzir a sociedade apedrejar pessoas e cometer injustiça e provocar dor, antes mesmo da conclusão do caso. O cardeal afirmou que é preciso refletir sobre as causas que provocam a violência seja ela contra crianças, idosos, os mais pobres, e também sobre as crianças ainda não nascidas.
Para Dom Odilo, um dos fatores que explica a violência, como no caso de Isabela Nardoni é a desestruturação da família, a falta de respeito pela vida. “Um dos fatores é a desagregação familiar, a falta de valores, falta de fé, a falta de Deus na família”, concluiu.
Dom Odilo disse que é necessário pensar seriamente porquê no Brasil acontecem tantos assassinatos, e que este é o momento para refletir sobre o chamamento que o tema da Campanha da Fraternidade propôs neste ano. “Escolhe, pois a vida.” Segundo Dom odilo, escolher e defender a vida é um bem.
O pai de Isabela, Alexandre Nardoni, e a madrasta Ana Carolina Jatobá, suspeitos de envolvimento no crime, prestam depoimento ontem, 19, no 9º Distrito Policial, no Carandiru, zona norte da capital. O interrogatório dos dois demorou mais de 17 horas.