Desafio da Igreja na América Latina, segundo Papa: ser missionária

Desafio da Igreja Latina: ser missionária
19/05/2009


Desafio da Igreja na América Latina, segundo Papa: ser missionária

Mensagem aos bispos do Peru dois anos depois da Conferência de Aparecida

Bento XVI considera que, se a Igreja na América Latina se converter em uma Igreja missionária – como buscava a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, realizada em Aparecida –, superará seus problemas.

Foi o que explicou ao receber nessa segunda-feira os bispos da Conferência Episcopal do Peru por ocasião da visita ad limina apostolorum ao Santo Padre e a seus colaboradores na Cúria Romana.

O bispo de Roma reconheceu que os bispos do Peru já estão aplicando em seus programas pastorais "o impulso missionário" que surgiu da reunião episcopal realizada no santuário brasileiro, de 13 a 31 de maio de 2007, e especialmente a "missão continental".
O objetivo, assinalou o Santo Padre, deve ser que "cada fiel aspire à santidade, tendo contato pessoal com o Senhor Jesus, amando-o com perseverança e conformando a própria vida com os critérios evangélicos, de modo que se criem comunidades de intensa vida cristã".

Como explicou o pontífice, "uma Igreja em missão relativiza seus problemas internos e contempla com esperança e vontade o porvir".
Por isso, assinalou, "trata-se de relançar o espírito missionário, não por temor ao futuro, mas porque a Igreja é uma realidade dinâmica e o verdadeiro discípulo de Jesus Cristo s alegra transmitindo gratuitamente a outros sua divina Palavra e compartilhando com eles o amor que brota de seu lado aberto na cruz". "Quando a beleza e a verdade de Cristo conquistam nossos corações, experimentamos a alegria de ser seus discípulos e assumimos de modo convencido a missão de proclamar sua mensagem redentora", declarou.

Por este motivo, o Papa exortou os bispos do Peru a "convocar a todas as forças vivas de vossas dioceses, para que caminhem a partir de Cristo, irradiando sempre a luz de seu rosto, em particular aos irmãos que, talvez por sentir-se pouco valorizados ou não suficientemente atendidos em suas necessidades espirituais e materiais, buscam outras experiências".



Fonte: zenit