Chiquinho de Adelaide, onde anda você? Venha nos socorrer. Jaramataia Pontual e Sinézio Melhorança entraram em campo. Quanta filosofia! Troque em miudos para nós.
Bem que eu gosaria de entender, o que eles querem dizer. Fico até com vontade de ter estado também embaixo da latada me protegenco do sol ou vendo a lua pelos buracos entre as telhas gastas. E, principalmente, escutar as macabras estórias de Jaramataia Pontual e os apaixonantes contos de Sinésio Melhorança.
Amigo Nocodemos, nas suas andanças pela noite, dê uma passadinha no site e nos ajude a compreender os belos textos destes filosofos.
Neste dia 02 de junho as 19:00 hs o Grupo de Oração Jesus,Maria e José da comunidade de Nossa Senhora das Neves está completando 11 anos de fundação. Estaremos reiniciando o nosso Grupo de Oração com grande festa, com louvor, oração e a presença do Espírito Santo que nos envolverá pois precisamos de um novo Pentecoste que nos livre de todo cansaço, da desilusão, da acomodação e que renove a nossa alegria, esperança e coragem para anunciar Jesus Cristo.Sinta-se convidado e participe conosco. Esperamos por você sua família.Vamos todos chamar VEM ESPÍRITO SANTO!
Um fardo pesado aos ombros...
Desaba!!
Rompe em gemidos um silêncio fúnebre que entediava as inertes multidões vagueiras.
Adeus!
O mais incômodo de todos os adeus. Respirem os presentes pois a novidade anunciada é falsa, e o sol ainda está por vir.
A Sirac a advertência - vinhetas filosóficas aos que a elas são dados. Do contrário, panteísmo e pananteísmo confundir-se-ão ad infinitum.
Melhoranças!!
Irmãos em Cristo, saúde e paz!
É preciso que eu me afaste um pouco, ou melhor, comece a viver um exílio espiritual voluntário no meu próprio interior, afinal, todas as vezes que faço algum comentário ou questionamento sobre Teologia, Fé, Religião ou outros temas, sou vítima de resposta sem valor nenhum por parte da grande maioria, postado por pessoas que querem ridicularizar o nosso pensamento.
Nossa pretensão e nunca presunção como afirma uma Paroquiana de Santo Antonio é levantar questões que impulsionem o estudo e a reflexão sofre temas relacionadas à nossa fé. Nunca e em momento algum falar de baboseiras ou criticar alguém. Quero que vocês reflitam mais e se qualifiquem mais sobre a religião em que estamos inseridos.
Conheço um pouco de História da Igreja, de Teologia, de Dogmas de Fé e outros temas mais. Mas querer dizer que o que escrevo é tolice, isso não se admite, sobretudo porque estamos em um lugar de democracia, o que certamente nos dá o direito de escrever algo para despertar reflexões. Nunca fui ou tive pretensão de vida religiosa, não me enquadro em tais moldes. Até então o que faço é estudar temas em consonância com minha vivência de fé.
Não concordo com o posicionamento do Padre Paulo quando fala que não pode imaginar um dom Manuel Herege. Não disse que o bispo é herege, longe de mim afirmar isso. Mas uma coisa fique certa: acredito na infalibilidade papal, nunca de um bispo. Não critiquei o Bispo de Patos, mas levantei uma dúvida minha e que também parece ser de muitos pensadores. Mas quando alguém pede esclarecimentos sobre dúvidas de fé é acusado de inconseqüente. Outra coisa, como afirmar que meu comentário é inconseqüente? Inconseqüente é a maneira como os leigos estão distantes das formações intelectuais ligadas à religião Católica. Por que não se coloca uma escola para ensinar teologia? Não falo de escola da fé, diga-se de passagem é um bom sinal. Será o medo de que os cristãos leigos comecem a levantar questões que venham a calar muitos padres?
Sinto-me com duas reflexões em mente:
1. Levantei é verdade, um questionamento que parece um dedo na ferida da Igreja. Mas o surpreendente é a resposta de muitos visitantes deste site que não sequer a diferença de uma teologia para uma verdade de fé.
2. Escrevo com pseudônimo para não ser mais uma vítima da estrutura injusta da Cúpula da Igreja Católica, afinal, escrevendo no anonimato já estou sendo crucificado por muitos, que certamente estão pegando carona no pensamento de Padre Paulo. Olhem a trajetória da Igreja e digam se estou errado? Foi assim que Leonardo Boff, Ivone Gebara, Reginaldo Veloso, e tantos outros, simplesmente porque questionaram certas verdades de fé. A Igreja Católica se diz Mater et Magistra, para Mãe e Mestra precisa ensinar mais e acolher melhor seus filhos que vivem a adolescência da fé.
Até um dia em que eu possa revelar minha verdadeira identidade sem ser crucificado por pessoas que estão todos os dias nas igrejas dizendo amém aos ensinamentos de quem sabe ou não o verdadeiro sentido de ser cristão.
Que Cristo os abençoe, simplesmente Ben Sirac.
PS. Enquanto vocês estão querendo descobrir quem sou eu, fico em meu retiro espiritual estudando e refletindo sobre nossa Religião Católica, Apostólica, Romana, Uma, Santa e Pecadora.
Irmão em Cristo, Ben Sirac
Lembro-me de alguns textos dos inquietos, são textos que possuem um bom conteúdo e que não ferem nem um pouco a imagem da nossa igreja. por que essa revolta? você por acaso já teve alguma experiência na vida religiosa? Por que você fala estas coisas?
Gostaria que os verdadeiros inquietos voltassem a escrever para o site, pois muito aprendemos com os textos deles.
Concordo com a Paroquiana de Santo Antonio. Esse Ben Sirac é bastante presunçoso, quem sabe não diz.
Por que ele não é Como Nicodemos, como Pontual e tantos outros que escrevem textos inteligentes que dá gosto lê?
Caro Ben Sirac,
não achei tolice o ponto de vista teologico. Acho tolice as baboseiras que você fala, sem nexo.
Não sei porque você se intitula \"inquieto\", só se for numa outra linha, pois você não escreve nada a ver com o que os inquietos autenticos escrevem.
Fique sabenco que o grupo dos inquietos é fechado. Eu já entrei adentrar e não consegui.
Defender um ponto de vista da Teologia pode ser tolice para você, paroquiana, que não tem entendimento para compreender o que se passa na Teologia Mundial! O Padre é inteligente e capaz de responder à altura das minhas inquietações.
Será que só existe o Padre Paulo com tamanha capacidade?
Abraços!
E ai, Ben Sirac,
caiste de novo na esparrela?
De novo eu fico com o Pe. Paulo que é Doutor de Teologia.
E tu? Se diz inquieto, mas não parece.
os inquietos não falam tanta tolice.
s tolices são tantas que abalam até o Pe. Paulo em Roma.
Ben Sirac é é a última testemunha canônica da sabedoria judaica na Palestina. É o representante por excelência daqueles hasidim, os piedosos do Judaismo (cf. 1MC 2,42).