Matou a pau, Maquiavel. Muito bom.
Caro Ben Sirac, é estranho como seus comentários são sempre criticados, suas colocações questionadas e sua verdadeira identidde posta à prova. Não seria melhor repensar esse seu estilo?
Você acha que estou preocurado com quem é ou não opositor?
Sugiro que conheça primeiro a gramática e depois volta a postar comentários!
Ben Sirac,
você agora encontrou um opositor forte. Cuidado com ele. Se você bambear ele lhe pega no fraga.
Amigo Maquiavel, sugeri ao Pedinte de Justiça que enviasse essa pergunta a este site na certeza de que pessoas tipo Paulo Jackson pudesse respondê-lo.
Não tenho tempo para procurar saber quem é ou deixa de ser Santo, pois pouco me importa sobre se a Congregação para os Santos delcara ou não alguém santo.
Por fim, conheço a história de muito mais de mil Santos Canonizados e na maioria dos casos, não concordo com a veneração popular, mas o que isso tem a ver com a Teologia MOderna?
Alias, esta está cada dia mais distante do meio popular e se encravando nos muros ou birôs da ala Católica doninante.
Abraços a todos.
Se ainda sou o Maquiavel de sempre, gostaria de dizer ao Ben Sirac, (ou seria Panóptico Instigante?) que a pergunta do Pedinte não é sobre beatificação - tema por demais controverso. Ele quer saber por que que os santos não são chamados de finados, já que eles não ressuscitaram. Como se vê, o Pedinte ou não é católico ou desconhece a doutrina dos mesmos, uma vez que para os católicos, segundo a doutrina, a ressurreição se dá na morte. Quanto a chamar ou não de finados creio que é pra economizar palavras porque creio que não há nenhuma proibição em se chamar Finado São Nicolau Maquiavel.
É só!
Amigo Pedinte: já vou lhe esclarecendo que não sou nem teólogo, nem hagiólogo, nem linguista e muito menos católico piedoso. De fato minha catolicidade se esvaiu junto com minha catolicidade ainda nas águas da minha infância. Mas saio em defesa dos santos. Houve épocas em que saí à sua procura... Acho que é mais do que justo chamá-los de \"santos\" uma vez que, na maioria das vezes, viveram uma vida tão abnegada. Acho que se referir a eles como \"finados\" só pelo fato de não terem resssuscitado ainda é deixar de reconhecer-lhes as virtudes. Agora não concordo com a moda de chamar a qualquer um de santo. Acho até que a hagiografia (Hagiologia?) deveria retomar alguns casos. Por exemplo: S. Luís da França, Pio XII, José Maria Escrivá, e algumas centenas de outros dos quais nada sabemos a nãu ser que fucemos os arquivos da Sagrada Congregação para a causa dos Santos. Também acho que os processos de beatificação/canonização merecem uma reforma... Assim como a Igreja, para falar a verdade.
Mas me diga aí: não seria Madre Teresa de Calcutá merecedora de ser chamada \"santa\"? No mais acho que passa por uma questão de linguagem. Agora entre chamá-los de santos e cultuá-los a distância é relativa.
Mas, como lhe falei, nem católico sou... Acho que os amigos e poetas Sinézio Melhorança, Ben Sirac, Nicodemos, Amigo de Manuel Bandeira e até mesmo Maquiavel poderiam lhe responder melhor... Afinal eles são bem mais sabidos...
Utopia, 18 de Brumário do ano corrente.
Perguntei ao nobre Ben Sirac porque os Santos canonizados pela Igreja Católica não são chamados de finados. Ex: Finado Santo Antonio, uma vez que os mesmos não ressuscitaram.
Ele me sugeriu que mandasse essa mensagem para este site. Aguardo respostas.
Cadê o povo do mural?
Olá pessoal! Gostaria de convidar você para fazer um Circulo Bíblico On-line.
Você ficou interessado? Então, vamos ao primeiro capítulo do nosso estudo on-line.
Qualquer um pode sugerir o texto. De início, eu sugiro o primeiro texto que é: “O jovem epiléptico”, tirado do Evangelho segundo Marcos 9, 14-29.
Vou fazer três comentários e, depois de cada comentário, uma pergunta.
1º - Nos versículos 17 e 18, Jesus escuta o pai do menino; em seguida, no versículo 19, Jesus se apresenta irritado com os discípulos.
Agora eu pergunto:
a) Como você julga a atitude de Jesus? Faça o seu comentário.
Eu vejo assim:
Jesus como nós, de imediato, julgou os discípulos, se mostrando estressado humanamente.
2º - Já nos versículos 20 ao 27, Jesus realiza a cura do menino.
Agora eu pergunto:
a) Jesus curou o menino pela pergunta duvidosa do pai? Pela atitude verdadeira do pai quando pede socorro pela falta de fé? Ou pela presença do povo que afluía para Ele?
Eu vejo assim:
Aqui eu já vejo Jesus agindo com misericórdia, reconhecendo que as pessoas ainda não conseguem encontrar a ação de Deus nas obras de Jesus.
3º - Nos versículos 28 e 29, parece que Jesus ainda faltar ensinar alguma coisa aos seus discípulos.
Agora eu pergunto ?
a) Que oração era esta que Jesus fez? Ele ensinou aos discípulos ou nós é que precisamos descobrir qual é a oração?
Eu vejo assim:
Eu vejo que essa oração que Jesus fala, nós só podemos fazer nos momentos de profunda intimidade com Deus, como Ele fazia quando subia a montanha para rezar.
Espero que aqueles que aceitem o convite para participar deste Círculo Bíblico On-line, colaborem com o seu comentário e/ou sua reflexão.