Mensagem recebida do superior da OFM franciscana
(Ordem dos Frades Menores ) na ìndia
\"Orai pela Igreja na Índia.
Extremistas budistas na Índia incendiaram 20 igrejas na noite passada.
Esta noite querem destruir, mais 200 igrejas na província de Olisabang.
Eles querem matar 200 missionários, nas próximas 24 horas.
Todos os cristãos estão escondidos em aldeias.
Ore por eles e envie esta mensagem a todos os cristãos que você conhece. Peça a Deus para ter misericórdia de nossos irmãos e irmãs da Índia. \"
Quando você receber esta mensagem, por favor, urgentemente enviá-la para outras pessoas.
Orem por eles a Nosso Senhor Todo-Poderoso, vitorioso.
Atenciosamente, Gonzalo Duarte G.,
SS.CC. Bispo de Valparaí
( Amor Divino Informa)fdc-br blogspot.com 27/06/2012
dia 30 (próximo sábado) às 14h na Casa Paroquial repasse do V Congresso Regional de Humanização e Pastoral da Saúde a todos os membros. Contamos com a sua presença!
Quero parabenizar Vicente pelo belo trabalho realizado à frente da pascom, sempre preocupado em anunciar novos fatos.
Vinte anos depois da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), o Rio de Janeiro volta a ser o ponto de encontro para lideranças do mundo inteiro e sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, entre os dias 13 e 22 de junho. Paralelamente a esse grande evento, de 15 a 23 de junho, acontecerá, no Aterro do Flamengo, a Cúpula dos Povos, numa oportunidade para tratar dos problemas enfrentados pela humanidade e demonstrar a força política dos povos organizados. Dentro dessa perspectiva, a arquidiocese do Rio de Janeiro, bem como a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) marcam presença ao longo do evento propondo reflexões e debates sobre a integração do homem com o mundo à sua volta.
A Rio+20 também conta com a participação da Santa Sé, que enviou uma equipe para representar o papa Bento XVI. À frente dessa comitiva está o arcebispo de São Paulo (SP), dom Odilo Pedro Scherer. Para ele, esse será um grande desafio, uma vez que a presença da Santa Sé no evento representa a palavra da Igreja.
“É uma tarefa importante porque eu irei integrar e, ao mesmo tempo, chefiar a delegação da Santa Sé, que representa a palavra da Igreja, a posição da Igreja sobre as questões tratadas na Rio+20. No entanto, com grande honra, porque é a oportunidade de apresentar o pensamento da Igreja, que tem uma grande autoridade moral no conselho das nações. Embora o Vaticano seja um Estado pequeno, a sua representatividade é muito grande e importante no âmbito das nações”, disse o cardeal.
A primeira das atividades será no dia 15 de junho, na Tenda da Paz, no aterro do Flamengo, onde haverá uma mesa de diálogo sobre meio ambiente e justiça social.
Dom Odilo ressaltou a forte presença da Santa Sé em eventos promovidos pelas Nações Unidas e outros órgãos internacionais. “Ela tem se feito presente através do Observador Permanente da Santa Sé nas Nações Unidas e por isso também apresenta a Santa Sé em eventos como este, que é a Rio +20. “A Igreja tem um pensamento, um olhar próprio sobre todas essas questões, uma visão sobre o homem, uma visão sobre a economia, cultura, sobre a vida e assim por diante. Portanto, são oportunidades da Santa Sé, em nome da Igreja, de estar colocando a posição, a palavra da Igreja para ajudar a servir e iluminar, e isso faz parte da missão evangelizadora da Igreja”, concluiu.
Observador Permanente da Santa Sé nas Nações Unidas
Pela primeira vez no Rio de Janeiro e com participação ativa na Rio + 20, o Observador Permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, dom Francis Chullikatt, tem uma missão importante: destacar a pessoa humana e os problemas ecológico-sociais dos países mais pobres, que, segundo ele, muitas vezes não têm voz nas grandes conferências.
Junto com dom Francis, chegaram na última terça-feira, 12 de junho, três colaboradores: padre Philip J. Bené, padre Justin Wylie e o advogado Lucas Swanepoel, que já estão participando da 3ª Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reúnem representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência.
Em entrevista para a WebTV Redentor, dom Francis Chullikatt falou sobre o papel da Igreja na Rio+20, destacando os três aspectos do desenvolvimento sustentável: a sustentabilidade econômica, social e ambiental.
“A Igreja é muito importante no desenvolvimento destes três aspectos. Relacionado ao aspecto econômico, sabemos que a Igreja Católica sempre se preocupa com os países pobres. Quando falamos do social, sabemos que a Igreja é totalmente envolvida no crescimento da situação social do mundo. O terceiro aspecto, o ecológico, pode-se destacar, aqui no Brasil, a preocupação com a proteção da Amazônia. Nós cuidamos da natureza, porque nós católicos acreditamos na preservação”, disse.
O Observador na ONU mostrou-se preocupado em trabalhar durante a Conferência, principalmente com os países pobres, já que a Rio+20 tem dois temas centrais: \"A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza\"; e \"A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável\".
“Viemos mostrar especialmente aqueles que não têm voz, especialmente o povo dos países pobres. Defendemos a humanidade e as pessoas que têm a vida violentada pelo mundo. Temos que ter essa preocupação para a vida humana ser preservada”, acrescentou dom Chullikatt.
Fonte: Blog CNBB
SETOR DE JUVENTUDE DA DIOCESE DE PATOS REALIZA 1º SÃO JOÃO
O Setor de Juventude da Diocese de Patos, realizou na noite deste sábado, 16 de junho, o primeiro São João da Juventude com a participação das pastorais da juventude das paróquias de nossa Diocese.
Inicialmente, o Padre Evandro Romero, dirigente espiritual e responsável pelo setor, usou da palavra, abrindo o evento enfatizando o seguinte aspecto: “O que vem a ser o primeiro São João da juventude, se não uma amostra da riqueza da nossa cultura nordestina; viver a alegria da confraternização e do lazer sem ter que apelar para as drogas, a prostituição e tantos outros males que tem sacrificado muitos jovens, filhos amados de Deus. Como pediu Jesus: Que todos sejam um”.
Seja este São João, uma oportunidade para unir toda juventude da nossa Diocese, sinal do amor de Deus para a nossa sociedade. Sob a animação de Teinha e Banda com muito forró, arrasta pé, quadrilhas e comidas típicas, o evento alcançou o sucesso almejado.
Criada a Sociedade Brasileira de Catequetas
euniram-se em São Paulo (SP), nos dias 8 a 10 de junho, um grupo de catequetas, acompanhados pelo arcebispo de Uberaba (MG) e integrante da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB, dom Paulo Mendes Peixoto, e o assessor desta Comissão, padre Décio José Walker, a fim de fundar a Sociedade Brasileira de Catequetas.
Muitos temas foram tratados e, no dia 9, houve o momento para fundar a Sociedade Brasileira de Catequetas, “sonho alimentado há muito tempo por muitas pessoas”, destacou o padre Décio.
Foi eleito como presidente desta nova organização o padre Luiz Alves de Lima. O padre Luís Gonzaga Bolinelli foi escolhido como secretário. Estes coordenarão o processo de constituição da Sociedade com seus estatutos próprios
Cáritas Internationalis Divulga Documento sobre a Rio + 20
“Todos com fome de justiça, equidade, sustentabilidade ecológica e co-responsabilidade!”. É com esta afirmação que a Cáritas Internationalis, uma confederação mundial de 164 organizações solidárias, da qual e Cáritas Brasileira faz parte, inicia o documento que declara o posicionamento da entidade com relação a Rio+20.
O futuro na perspectiva da Caritas defende o enfoque no desenvolvimento humano, por meio do respeito e da realização dos direitos humanos. Erradicar a fome, a pobreza e a exclusão são prioridades fundamentais para a Cáritas.
“Conclamamos a uma mudança de paradigma, a uma nova civilização do amor pela humanidade, que coloque a dignidade e o bem-estar de homens e mulheres no centro de toda ação. Todo compromisso que se assuma na cúpula da Rio+20 deve validar esta perspectiva. Conclamamos os líderes do mundo a enfrentar este desafio, com valentia e confiança, a fim de que esta cúpula seja uma mensagem de esperança para a humanidade, sobretudo para os pobres e excluídos.”
Cinco elementos são apontados no documento como fundamentais para um caminho de mudança: um futuro sem fome; um futuro com visão; um futuro de cuidados com a nossa casa: A criação; um futuro com o novo marco econômico verde; e um futuro que respeite mulheres e homens criados à imagem de Deus: um novo contrato social.
Fonte Blog CNBB
Frases de Santo Antônio
\"Deus é Pai de todas as coisas. Suas criaturas são irmãos e irmãs.\"
\"É viva a Palavra quando são as obras que falam.\"
\"Quando te sorriem prosperidade mundana e prazeres, não te deixes encantar; não te apegues a eles; brandamente entram em nós, mas quando os temos dentro de nós, nos mordem como serpentes.\"
\"Uma água turva e agitada não espelha a face de quem sobre ela se debruça. Se queres que a face de Cristo, que te protege, se espelhe em ti, sai do tumulto das coisas exteriores, seja tranqüila a tua alma.\"
\"A paciência é o baluarte da alma, ela a fortifica e defende de toda perturbação.\"
\"Ó meu Senhor Jesus, eu estou pronto a seguir-te mesmo no cárcere, mesmo até a morte, a imolar a minha vida por teu amor, porque sacrificaste a tua vida por nós.\"
\"Como os raios se desprendem das nuvens, assim também dos santos pregadores emanam obras maravilhosas. Disparam os raios, enquanto cintilam os milagres dos pregadores; retornam os raios, quando os pregadores não atribuem a si mesmos as grandes obras que fazem, mas à graça de Deus.\"
\"Ó Senhor, dá-me viver e morrer no pequeno ninho da pobreza e na fé dos teus Apóstolos e da tua Santa Igreja Católica.\"
\"Neste lugar tenebroso, os santos brilham como as estrelas do firmamento. E como os calçados nos defendem os pés, assim os exemplos dos santos defendem as nossas almas tornando-nos capazes de esmagar as sugestões do demônio e as seduções do mundo.\"
\"Quem não pode fazer grandes coisas, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças; certamente não ficará sem recompensa\"
Para que não falte o Pão
Santo Antônio, amigo dos pobres,
peço-te a graça de nunca faltar pão e alimento em nossa mesa.
Prometo-lhe, por minha vez, olhar sempre para os mais necessitados,
repartindo com eles o pão que nos mandares, através do trabalho honesto.
Ajuda-nos a buscar sempre o Pão vivo que desceu do céu, que é Jesus na Eucaristia.
Amém
Oração a Santo Antonio em ação de graças
Glorioso taumaturgo Santo Antônio,
pai dos pobres e consolador dos aflitos,
que com tanta solicitude viestes em meu auxílio e assim me consolastes;
eis-me a vossos pés para vos trazer o meu agradecimento.
Aceitai-o junto com a promessa, que vos renovo,
de viver sempre no amor de Jesus e do próximo.
Continuai a me conceder vossa proteção
e obtende-me a graça final de poder entrar um dia no céu
para cantar convosco as divinas misericórdias.
Assim seja.