O Grupo de Oração, GO, é a célula fundamental da Renovação Carismática Católica. É a Renovação em movimento a cada dia, a cada semana, acontecendo nas diversas paróquias e comunidades do nosso país e do mundo. É um grupo de pessoas que por um desígnio de Deus, ao entrarem pela primeira vez em um GO[1] tiveram suas vidas tocadas pela bondade infinita do Senhor e foram chamadas a viver uma vida nova. Vida nova que só é possível ser vivida no Espírito Santo, como diz São Paulo a Tito, no capítulo 3, 5-7: “E, não por causa das obras de justiça que tivéssemos praticado, mas unicamente em virtude de sua misericórdia, ELE nos salvou mediante o batismo da regeneração e renovação, pelo Espírito Santo, que nos foi concedido em profusão, por meio de Cristo, nosso Salvador, para que a justificação obtida por sua graça nos torne em esperança herdeiros da vida eterna”.
Portanto o GO é uma porta aberta para uma descoberta ou redescoberta de que somos herdeiros de uma graça especial que em Jesus, pelo poder de seu Espírito Santo, transforma não só a nossa realidade, mas tudo o que está à nossa volta.
2 DESENVOLVIMENTO
O Grupo de Oração é um meio que nos possibilita descobrir o desejo de Deus, que nos dá a condição de chegarmos aos tesouros do céu, que só podem ser alcançados se optarmos por mergulhar no coração de Deus que vai, nos revelando a cada semana, a cada Grupo, todo o Seu plano para cada um de nós, e que vai ajustando a batida do nosso coração ao Seu próprio coração para assim sermos um, como ele e Jesus o são e a nossa alegria então ser completa e verdadeira. E é o Espírito que nos une num só corpo, o Corpo de Cristo. É o Espírito quem ao nos dar testemunho de Jesus, que é a Revelação Definitiva do Pai, nos converte em testemunhas do Cristo ressuscitado até os confins da terra.
Por esta razão dizemos que o criador e a alma do Grupo de Oração é sempre o “Espírito de Deus”. O que nos leva a concluir que o desejo de reunir-se em Grupos de Oração não brotou do coração dos homens, mas sim do próprio Senhor. Foi Ele quem tomou a iniciativa de congregar a sua Igreja nessas pequenas comunidades. Só Ele pode reunir o seu povo em oração, como sempre o fez ao longo da história da salvação, e o faz agora.
Unidade da identidade: construindo um caminho juntos
Qua, 22 de Agosto de 2012 20:37
Um dos propósitos do II Encontro Nacional de Promoção e Articulação para as Comunidades Carismáticas é o resgate da unidade da identidade da Renovação Carismática Católica do Brasil entre os Grupos de Oração e Novas Comunidades do país inteiro. Nos dias 14, 15 e 16 de setembro, coordenadores de Dioceses, Novas Comunidades e Grupos de Oração estão convidados para este grande evento que acontecerá em em Vila Velha/ES.
O encontro é promovido pela Assessoria para as Comunidades da RCCBRASIL, coordenada por Reinaldo Beserra dos Reis. Para ele, a importância deste encontro está no resgate da identidade carismática. “A história nos dá conta de que a falta de uma objetiva e consistente reflexão sobre identidade, vocação e missão levou, no passado, inúmeras expressões eclesiais suscitadas pelo Espírito a \'ficar pelo caminho\', às vezes por distanciar-se do carisma original, e noutras por uma decorrente incapacidade de permanecer em adequada comunhão com a própria Igreja”.
Para que o objetivo central do encontro seja atingido, a Assessoria conta com a presença do maior número de coordenadores diocesanos e de novas comunidades, para ampliar o debate e a integração entre os encontristas e, com isso, resgatar esta riqueza a ser conservada por todos. “O Papa João Paulo II nos pediu: \'Preservem a identidade de vossos Grupos e Comunidades carismáticas\'. Ou seja, essa identidade é uma riqueza a ser conservada, na Igreja. Este é um dos propósitos de nosso Encontro para as Comunidades”, finaliza Reinaldo.
Convido a todos para participar todas as QUINTAS-FEIRAS a partir das 19h30, na Igreja de Nossa Senhora Aparecida da ADORAÇÃO JOVEM. Venha viver esse momento de Adoração ao Jesus Cristo.
sintam-se todos convidados.
A semana nacional da família na Paróquia de Santo Antonio de Piancó-PB.
A participação nas áreas missionárias foram bem participativas,com casais que acompanharam as celebrações, foram debatidos os temas em pauta por todos os bairros da nossa cidade de Piancó-PB, houve um gesto de doação aos alimentos por os moradores de cada área , com a doação de um quilo de alimento, que fora doado na maioria para a pastoral da criança, que uma área fez um gesto concreto de doar parte para uma família necessitada de um bairro de Piancó, no encerramento, foi celebrado a missa na Matriz de santo Antonio, pelo nosso ilustre vigário,o padre Francisco, que vem diariamente guiando o seu rebanho para o caminho da sabedoria, da amizade, da confraternização, e amor, nos planos de Deus, fortalecendo cada vez mais,nossos fiéis católicos de Piancó. Onde foi encerrado com uma grande quermesse.
Parabéns Diocese de patos, Parabéns paróquia de Piancó-PB.
Casal: Sandro X Terezinha
integrantes da Pastoral da Família de Piancó-PB.
SERÁ QUE DURANTE A SEMANA DA FAMÍLIA NÃO FOI FEITA NENHUMA FOTO? SE POR FAVOR DIVULGUE-AS
ELEIÕES: SEPAPAR O JOIO DO TRIGO
Anselmo, isga
De 21 de agosto até 4 de outubro irão ao ar os programas do horário eleioral obrigatório em rádio e tv. Este é um período importante para nossa vida de cidadãos, mas podemos também afirmar que se trata de um momento de boas reflexões no campo da nossa fé, das nossas esperanças e do nosso amor pelas pessoas.
Para muitos, estes programas não merecem crédito algum pois cada partido ou candidato apresenta seus \"pontos positivos\" e suas plataformas políticas enquanto deplora o oponente e critica gestões que estejam fora de seus palanques. De todo modo, é importante que possamos assistir a esses programas, não como meros espectadores, mas como cidadãos críticos e livres, capazes de realizar sobre eles uma reflexão mais lúcida e a partir de pressupostos claros.
É importante e necessário comparar o que dizem com o que fazem. A maioria dos candidatos, se não busca a reeleição, são pessoas com uma história política. Pensemos bem: O que eles estão dizendo tem relação verdadeira com o que apresentam em sua história? Os que estão terminando um mandato e pleiteando reeleição foram fiéis às últimas promessas? Foram gestores democráticos e mantiveram canal aberto com a população? Houve honestidade, lisura e progresso durante seus mandatos? A que interesses prioriariamene eles serviram?
O voto não é apenas uma obrigação, mas um direito e tem consequências muito importantes para a vida da sociedade. Enquanto cristãos queremos o bem, buscamos o bem. Assim, devemos entender o compromisso das eleições como um verdadeiro apostolado. Muita coisa depende da política e não podemos ser ignorantes quanto a isso.
A melhoria da qualidade de vida das pessoas; a aprovação de leis que valorizam e ampliam os direitos humanos; o avanço nos serviços de segurança, saúde e educação, etc., são sempre os mais repetidos argumentos que se ouvem nas campanhas eleitorais. Existem candidaos bons e candidatos ruins. Mas quem decide quem vai nos representar somos nós mesmos!
Na qualidade de bons cristãos a nossa responsabilidade é muito maior. Sejamos cidadãos críticos e reflexivos e peçamos ao Espírito Santo que nos ajude a saber separar o joio do trigo.
Gabrielinos:
Homens leigos consagrados para anunciar o Evangelho
no mundo secular.
Leia na página de artigos o texto do Mons. Vitaliano Mattioli
sobre o Concílio Vaticano II
AGRADECIMENTOS: EM ESPECIAL A DEUS, POR MAIS UMA SEMANA DE EVANGELIZAÇÃO DAS FAMÍLIAS EM TODA A DIOCESE, EM ESPECIAL A TODOS QUE PARTICIPARAM CONOSCO NA COMUNIDADE DE NOSSA SENHORA APARECIDA, E QUE DEUS NOS CONCEDA CAMINHAR PERSEVERANTES JUNTOS A ELE, E A NOSSAS FAMÍLIAS. ABRAÇOS E MUITA PAZ DE TODA A PASTORAL FAMÍLIAR.
Como é interssante alguém ter preocupação com dúvidas relacionadas à Igreja Católica, porém, falar de fundamentalismos arcaicos e fatos históricos distorcidos de um olhar crítico são argumentos medíocres, com falta de lógica e de inteligência próprias de quem quer estudar a realidade dos fatos e a história da Igreja, como Mater et magistra, isto é, Mãe e Mestra.
PS: caso queira fazer um catecismo sobre a Igreja Católica, posso usar este espaço para te orientar. Depois, pode fazer suas críticas e com certeza não será neste mesmo nível, pois quando se conhece a realidade, fica mais fácil abrir a mente e falar de coisa séria.
Abraços,
Argemiro Oliveira dos Santos Filho
Católico.
Carlos Magno eu acho que esse Ten. Lauro desconhece que um dos maiores anti-semitas da história da humanidade foi o Martinho Lutero. Esse senhor em vez de discutir de maneira falaciosa a doutrina católica deveria era mostrar argumentos verídicos e conhecer de fato a doutrina da igreja fundada pelos apóstolos. ele precisa pagar lógica!
Caro irmão, Ten. Lauro,seja menos ingênuo! Use sua racionalidade quando quiser expor seus argumentos e não a cegueira de um fundamentalismo alienado e sem alicerces! Obrigado!