Segunda-feira, dia 20/05/13 às 19h30min audiência pública na Câmara Municipal de Patos sobre o \"18 de maio\". Esperamos todos vocÊs. abs.
Bispo explica como unir liberdade religiosa e ecumenismo
A liberdade religiosa é um direito garantido por lei na Constituição Federal de 1988. “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias”, diz o inciso VI, do artigo 5º da Constituição.
Mas o que é de fato a liberdade religiosa? Quando começa e quando termina a liberdade da pessoa de se expressar, como quiser, com relação a sua crença? Para o bispo da Diocese de Dourados (MS) e membro da Comissão Episcopal para o Ecumenismo, Dom Redovino Rizzardo, essa liberdade vai além da livre escolha da religião que cada pessoa faz. Ela está ligada à procura pela verdade anunciada por Jesus.
“A liberdade religiosa é algo bem mais bonito e profundo do que pensar: cada um segue o que quiser e acabou. Liberdade religiosa é ter a disposição para viver bem sua fé. Ao mesmo tempo, existe aquela obrigação na consciência de cada um, de procurar a verdade, o que Deus pede para mim”, disse o bispo.
Dom Redovino acredita que esta questão não se limita em acreditar, ou não, que todas as religiões são boas e/ou verdadeiras. Para ele, o cristão tem o dever de permanecer fiel ao Evangelho, sem deixar-se desviar daquilo que Cristo ensinou. Liberdade religiosa, na opinião do bispo, é oferecer uma formação aos cristãos que os levem a encontrar a beleza e a luz da verdade que está na Palavra de Deus, na oração e na caridade.
As diferenças religiosas
Liberdade religiosa e o aspecto da diferença estão interligados, e este último pode causar certa insegurança e alguns questionamentos com relação às opiniões das variadas Igrejas. Dom Redovino ressalta que nesse ponto pode-se encontrar a dificuldade do diálogo, de um relacionamento correto entre as pessoas, até mesmo entre as religiões.
Apesar disso, o bispo afirma que as diferenças não são negativas, como geralmente são classificadas. Elas podem servir de apoio para que os cristãos busquem uma identidade de fé mais acentuada, visto que é necessário ter uma fé sólida para, então, dialogar com as pessoas de outras denominações.
\"A diversidade nos obriga a uma identidade cristã bem mais acentuada e profunda, porque quanto mais eu me sinto seguro da minha fé, mais eu sou capaz de ter aquela liberdade interior de me relacionar com qualquer pessoa. Quando eu me sinto fraco na fé, eu tenho medo de que outras crenças, outras religiões, possam derrubar as minhas, assim ditas, seguranças. A diferença de religião nos convida a sermos mais maduros na fé!”, explicou.
Segundo Dom Redovino, apesar de existirem, as diferenças não podem ser barreiras. \"Como dizia o Papa João XXIII, há muito mais elementos que nos unem do que os que nos separam. Uma característica de um cristão adulto e verdadeiro é o ecumenismo. A defesa pela autenticidade da família e pela preservação da vida são pontos fundamentais onde os cristãos poderiam e deveriam unir suas forças.\"
Para o bispo, muito mais do que discutir dogmas religiosos e questões teológicas, o primeiro passo a ser dado é juntar os corações, as forças, as vidas; caminhar juntos, indo ao encontro das necessidades da população. “Trabalhando juntos, vivendo a caridade, também a fé vai se purificando\", afirmou.
A caridade é a melhor maneira para se viver a mesma fé, recorda Dom Redovino. \"Acho que um dos caminhos para o ecumenismo é unir forças; é trabalharmos juntos, indo ao encontro de tantas necessidades de irmãos que não perguntam se somos católicos ou não.\"
Desde domingo, 12, celebra-se, no hemisfério sul, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Os dias de oração e reflexão seguem até o próximo dia 19, Festa de Pentecostes.
Por André Alves
Fonte: Canção Nova Notícias
Amanhã, às oito horas da manhã, camnhada saindo da Praça Edvaldo Mota em direção a Praça Getúlio Vargas sobre as atividades do dia Nacional de Enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Participe! Faça bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes!
O CANTO A MARIA SERÁ ETERNO
Maria Santíssima será Rainha também na consumação da obra redentora de Deus. Na Assunção foi coroada Rainha pois, tendo sido assumida no céu, também com o corpo, foi exaltada acima dos coros angélicos, revestida de novos dons, posto que Deus quis revesti-la de ciência, de virtude e de graça a fim de que as criaturas lhe tributassem a homenagem da inteligência, da vontade e do coração.
Maria, portanto, reina sobre as inteligências, que ela ilumina com a luz de Deus, da mesma forma que a lua ilumina a terra com a luz que recebe do sol. Maria reina sobre as vontades, às quais confere a força que recebe da onipotência de Deus.
Maria reina sobre os corações que atrai a si, plasma e enriquece pela graça do Espírito Santo; \'Quod Deus imperio, tu preces, Virgo, potes - O que Deus pode por vontade, tu ó Virgem, o podes pela oração\'
AE 18
Pe. Roata. Mensagem Mariana do Pe. Alberione. São Paulo; Ed. Paulinas. 1979. p62.
O CANTO A MARIA SERÁ ETERNO
Maria Santíssima será Rainha também na consumação da obra redentora de Deus. Na Assunção foi coroada Rainha pois, tendo sido assumida no céu, também com o corpo, foi exaltada acima dos coros angélicos, revestida de novos dons, posto que Deus quis revesti-la de ciência, de virtude e de graça a fim de que as criaturas lhe tributassem a homenagem da inteligência, da vontade e do coração.
Maria, portanto, reina sobre as inteligências, que ela ilumina com a luz de Deus, da mesma forma que a lua ilumina a terra com a luz que recebe do sol. Maria reina sobre as vontades, às quais confere a força que recebe da onipotência de Deus.
Maria reina sobre os corações que atrai a si, plasma e enriquece pela graça do Espírito Santo; \'Quod Deus imperio, tu preces, Virgo, potes - O que Deus pode por vontade, tu ó Virgem, o podes pela oração\'
AE 18
Pe. Roata. Mensagem Mariana do Pe. Alberione. São Paulo; Ed. Paulinas. 1979. p62.
MÊS DE MAIO
Instituto São Gabriel Arcanjo
Os dias marianos são semelhantes aos Dias do Evangelho; podem durar três, sete dias, ou mesmo um só dia, segundo as circunstâncias.
Os dias marianos têm aceitação popular até mais que os dias do Evangelho. Para as celevbrações marianas pode-se esperar a participação maciça do povo.
Celebram-se congressos marianos internacionais, nacionais. Cebram-se meses, novenas, semanas, tríduos, dias marianos. Qual a finalidade de tudo isso?
É tríplice: conhecer e louvar Maria; considerar e imitar os seus exemplos, compreender retamente e praticar sua devoção e seu culto..
Maria é a grande criatura. Admiremo-la e louvemos ao Senhor por tê-la criado e colocado no vértice da criação.
Maria resplandece por seus dons de natureza, de graça e de glória.
Nossa alma se eleva quando a contempla e procura servi-la.
Maria é a mãe de Jesus e nossa, todo bem que nos é concedido passou e passa por ela.
Maria é a mãe da Igreja, das vocações, de todos os pobres e necessitados.
Todo coração exulta de esperança e de alegria ao ouvir isto.
HM II, 76
Pe. Roata. Mensagem mariana do Pe. Alberione. Edições Paulinas. 1979. p. 65-66.
Postado por Gabrielinos
Páscoa dos catequizandos da 1ª Eucaristia
Catequistas, catequizandos e familiares da comunidade de Santo Antonio festejam com alegria momento orante celebrativo de Páscoa neste sábado 27/04/2013, às 15:00 no salão da comunidade
Religiosas ameaçadas de serem multadas por alimentar os pobres em Miami
Há poucos dias, a cidade de Miami (Estados Unidos) notificou as missionárias da caridade, que servem os pobres na cidade, alimentando mais de 300 pessoas diariamente, que poderiam ser multadas por gerenciar o seu \"negócio\" de alimentar os pobres.
A insólita notificação foi colocada em um poste de luz de fora da casa, onde as irmãs servem os indigentes e desabrigados que, se não fosse pelas Irmãs da família espiritual fundada por Madre Teresa de Calcutá, simplesmente teriam nada para comer.
O aviso de 20 de março foi recentemente publicado nesta quarta-feira, 2 de abril pelo jornal El Nuevo Herald em sua íntegra. Esta afirma que a operação de um ‘negócio´ sem uma licença é ilegal perante a lei estadual e Municipal; por isso exigem legaliza-lo e solicitar permissão das autoridades para continuar seu trabalho com os pobres.
O documento adverte as irmãs que se elas continuam seu \"negócio\" de alimentar os indigentes gratuitamente, poderiam receber uma multa de até 100 dólares diárias.
\"Não estamos operando um negócio. Nosso negócio é fazer o bem\", disse a Madre Superiora da casa dos missionárias da caridade, Irmã Lima Marie, ao El Nuevo Herald.
O que estamos violando?\", pergunta a freira e lembra que a única missão desta congregação católica religiosa fundada em 1950, para ajudar \"os mais pobres entre os pobres\" é \"saciar a sede de Jesus na Cruz, trabalhando para a salvação e a santificação daa almaa\".
As Missionárias da caridade possuem 710 centros em mais de 133 países ao redor do mundo onde ajudam os menos favorecidos de diversas formas e estão presentes nos Estados Unidos desde a década de 70.
Fonte: Aci Digital
POR GENTILEZA ENTRE EM CONTATO COMIGO JOSÉ DAMIAO LIMEIRA.
MUITO OBRIGADA!!!
email:filosofars@bol.com.br
MARCIA CORREA DA SILVA
Estou a procura de JOSE DAMIAO LIMEIRA MORA EM PATOS.Entrar em contato com MARCIA CORREA DA SILVA URGENTE...OBRIGADA!!
MEU CONTATO:marcia31correa@hotmail.com
tel;(51)82.73.20.49