A Nicodemos
Andaste errante, meu velho! Em quais campos semeaste tuas sementes?
De volta à arena revelas o que há tempo palpita em teu peito numa mistura de angústia e esperança.
É isso aí. Angústia e esperança; dois sentimentos indispensáveis para que irrompa a força e o profundo desejo de nascer de novo – exatamente como te sugeriu Jesus de Nazaré.
É verdade que estás entre os fariseus. Mas, estar entre não significa ser um. Na verdade, a força que ainda te move é a mais autêntica essência do cristianismo. A mesma que outrora, frente aos descaminhos, manteve acesa a chama da graça.
Maria era uma jovem inquieta, cheia de sonhos. Morava com os pais em uma cidade sem muitos atrativos. Seu desejo era crescer, ir além dos limites, transbordar-se. Maria sonhava grande – queria ser escritora, atriz de teatro, filósofa, cientista famosa, cantora de rock. De tanto sonhar, resolveu partir. Juntou meia dúzia de peças de roupa, seu diário, o lápis e as sandálias. Caminhou sem rumo pelas estradas estreitas e empoeiradas da região, até virar, ela também, poeira de estrada. Maria sumiu feito fantasma. Por muito tempo não se ouviu falar da jovem que deixou o lar em busca de aventuras. Nenhuma carta, sinal ou recado. Simplesmente, Maria submergiu em um ponto desconhecido do planeta. Virou mistério. Um dia, um vento quente soprou e Maria apontou no terreiro de casa. Tarde maçante de setembro. Envelhecera. Não era mais a menina de antigamente, de sorriso fácil e alma traquina. O olhar deixava transparecer um indizível cansaço. Na bagagem não existia mais o diário, seu amigo confidente da adolescência. Naquele fim de tarde sonolento, impregnado de suor e tédio, não houve que reparasse na cena melancólica de uma mulher estacionada na rua, mirando o interior de uma casa vazia.
Trabalho escolar
A tarefa era escrever uma redação com o título “Um piquenique no parque”. Paulo pegou apressado a caneta e anotou simplesmente na folha pautada:
“Chovia!”
kJJ8T0 osnfanapdsqh, [url=http://sveboprutlhg.com/]sveboprutlhg[/url], [link=http://awowczwvkxyt.com/]awowczwvkxyt[/link], http://ecdcqxjhmhnt.com/
endereço do grupó de oração
pastoralmilitar@hotmil.com
convidamos todos os militares, como tambem seus familiares e amigos catolicos ou não para participe do grupo de oração que se realiza toda as terça ferias na sede do 3ºbatalhao as 19:30 horas. venha adorar o Senhor com caticos louvores e testemunhos.
Qeu o bom Deus te abençoi...
Olá, pessoal.
Vocês que apreciam uma boa música, façam uma visita ao site Brasil em vinil (www.brasilemvinil.com). É muito interessante. Nele é possível encontrar músicas de artistas consagrados como Renato Teixeira, Almir Sater, Rolando Boldrin, além de outros, como Edinardo, Zé Geraldo, Demônios da Garoa, Os Três do Nordeste, Trio Nordestino, os Mutantes. E o melhor de tudo, em gravações originais!
Colho esse pensamento do professor e teólogo Renold J. Blank, sobre a Teologia Leiga (nome de um dos seus livros, publicado pela Paulinas, em 2003): “O mesmo batismo que torna o leigo participante do múnus sacerdotal de Cristo, torna-o participante também do seu múnus profético, e é dessa participação que brota a missão secular que lhe é específica. Por ser específica, cabe aos leigos a iniciativa e a responsabilidade sobre ela, mas não sendo exclusiva, os leigos devem realizá-la em comunhão com os ministérios ordenados e consagrados. Os missionários leigos são aqueles que assumem para si a missão de Jesus Cristo e, em comunhão com o clero, adentram o mundo, embrenham-se em todos os seus recintos e realidades para levar por sua presença, palavras e ações o anúncio da Boa-Nova. O missionário leigo deve impregnar toda a realidade social, transpassá-la com seu olhar crítico, compará-la com os princípios evangélicos e submetê-la ao crivo da ética cristã, denunciando com fé e coragem todo o mal, todas as situações de injustiça e desumanidade aí detectadas”.
A notícia publicada pela PASCOM de que casais da Comunidade de São Francisco estão se encontrando, quinzenalmente, para estudar a Palavra de Deus é mais um sinal dos passos que a comunidade tem dado no seu processo de amadurecimento eclesial. Contamos na comunidade com muitas pessoas dispostas a assumirem a caminhada missionária da comunidade. Na semana de evangelização sobre o dízimo isso ficou muito visível.
Agradeço a Deus por está podendo testemunhar esse belo momento da comunidade. É o povo de Deus consciente do seu protagonismo na caminhada pastoral da comunidade.
Parabéns São Francisco!
Caro Padre Paulo,
A Paróquia agradece suas orações. Obrigado por sua visita. Esperamos ansiosos por notícias suas.
Um forte abraço.
(*) Nota: Pe. Paulo, para quem não sabe, foi pároco de Santo Antonio durante vários anos. No momento, reside em Roma, onde faz doutorado em Teologia Bíblica, no Colégio Pio Brasileiro.