Meu caro Acorrentado, foi importante a colocação de Antonieta e fico feliz que vc reconheça a contribuição que ela acaba de dar ao grupo. O mural tomou uma dimensão que ninguém esperava, ele não é mais da PASCOM, não é mais da paróquia de Santo Antonio, sobretudo não é só dos intelectuais, mas sim de todos os \"inquietos\" que buscam discutir com coragem e verdade as grandes questões que \"inquietam\" o espírito humano. Parabéns Antonieta.
Cara Antonieta, aceitamos de bom grado seu conselho e esperamos que continue postando seus comentários no mural, colaborando com sua opinião firme a respeito dos vários temas abordados. Forte abraço.
Começo a querer entender os reais motivos dessa iniciativa de vocês inquietos. Usam falsos nomes e as vezes deslizam pelas construções intelectualizadas. Melhor seria que debatessem os problemas com pessoas que consigam responder as suas críticas, quem sabe assim vocês não ajudariam mais.
Fiquem em paz!
Um amigo triste precisava de um ouvido e escolheu o meu.
Começou com a frase cliché: \"Cara, a minha vida não tem mais sentido!\"
Trabalho feito um louco, ganho uma miséria, a minha patrôa é uma víbora, não tenho tempo pra me divertir, casei muito novo e já tenho dois filhos, a mulher não me entende... Cansei de viver! Não sei o que faça. Preciso de uma orientação, de uma luz, sei lá...
Olhei bem no fundo dos seus olhos e desconfiei que ele não queria só um ouvido. Na verdade ele tinha me escolhido porque tinha certeza de que eu poderia ajudá-lo. Ele me encarou por alguns segundos e diante do meu silêncio contemplativo e perturbador, acenou negativamente com a cabeça e pôs na boca o copo com a cerveja gelada que tomávamos, desviando de mim o seu olhar \"inquieto\".
Geralmente nessas situações a gente vasculha toda a nossa mente em busca de palavras que consiguam dar um pouco de ânimo ao espírito desolado do interlocutor amigo. Dessa vez não funcionou.
Debati-me por alguns instantes como a reclamar de minha falta de inspiração para orientar aquele pobre ser. Maldito costume que adquirimos de nos acharmos com palavras e respostas para todas as ocasiões.
Naqueles minutos, que pareciam horas, senti a mais profunda angústia de um ser sem respostas e sem saída. Sofri profundamente porque o meu orgulho não permitia que eu lhe dissesse que não tinha o que dizer.
Eu continuava a encará-lo com os olhos, porém o meu pensamento havia desaparecido.
Ele então olhou pra mim e perguntou: Você me entende?
Bendita pergunta que levou pra longe a minha aflição.
Eu respondi: É claro!
E ele completou: Ainda bem que você me entende!
Era só disso que ele precisava, de alguém que o escutasse e o entendesse. Que não ousasse fazer um discurso de exortação à fé, à perseverança, ao entusiasmo, tentando ressaltar as suas qualidades, as coisas boas, os momentos felizes... aquele blá blá blá de sempre.
Encorajado por sua reação - inesperada, confesso - eu lembrei-me de Dom Hélder Câmara e arrisquei algumas palavras:
Cara, a grandeza do ser humano consiste na sua imprevisibilidade. O homem não se permite delimitar; ele tem a magnífica capacidade de recolher os cacos da sua essência e, depois da tempestade, reconstruir o seu barraco. Se ao menos ele soubesse quando viria a tempestade!
Mas, isso não é o mais importante. A única coisa que é importante é não perder de vista a sua essência, pois só assim ele saberá, quantas vezes for preciso, identificar os seus cacos.
Olá caros internautas muralistas!
A coordenação da PASCOM (Eu e Marcos e Alexandre e Renata), estamos muito felizes com os acessos ao site. Graças a Deus o site começa a ter credibilidade e atingir os cristão paroquianos, diocesanos e até \"além fronteiras\". Que bom para nós que fazemos a PASCOM.
Todos os dias leio o mural. Fico encantada com os textos. Acho Sinezio Melhorança um verdadeiro poeta; Nicodemos, como diz Sinézio, é um teólogo de grande estilo; Jamarataia Pontual de mansinho como quem não quer querendo sacode o diálogo; Prometeu Acorrentado não fica por trás, imagine só: ele é amigo de Nicodemos, com certeza tão inteligente quanto o amigo; Chiquinho de Adelaide quanta sabedoria na simplicidade; e assim por diante. Todos com textos que valorizam esse diálogo. E as mulheres entrando na conversa dos homens. Corajosas, ousadas e testemidas \"desconfiadas\", discordando, querendo entender melhor. E até concordando com as idéias deles, (da sua forma), como Maria Marta Pé no Chão, sem teologia, sem poetismo, mas com o pé no Chão, falando uma linguagem simples e clara para que todos entendam. Parece que é isso mesmo que ela quer: que todos entendam e entrem no grupo que não é só dos intelectuais, mas sim de todos os \"inquietos\".
Continuem nesse diálogo, com certeza muita gente está lendo e gostando e o grupo só tende a crescer cada vez mais.
Muitos Pé Dentro Pé Fora, Irmão alegria, Amigo de Deus, Antonieta Bardeau, Florência de Jesus, Anabella Vieira, ...,e tantos outros, ainda vão surgir e valorizando cada vez mais o diálogo.
E não importa o nome que usem, como quiz saber a nossa amiga Isabela Vieira. O que importa são as idéias, as opiniões, os ideais e os sonhos de cada um.
Como disse Sinézio Melhorança: importante é \"fazer desse espaço uma oportunidade de debates e diálogo produtivo a partir de opiniões diversas.
Sejam todos bem vindos! Os que já estão participando e os que, com certeza, ainda vão participar.
Sinceramente estou gostando de ler e reler cada texto.
E como diz o \"Amigo de Deus\": \"Avante, inquietos!
Um abraço a todos.
Lenisa
Caro Sinézio, sua colocação é bastante pertinente e reflete o pensamento de muitos visitantes anônimos deste site. È bom que figuras como Nicodemos, Jamarataia e Prometeu passem a usar uma linguagem mais simples e acessível. Os cabras são bons, mas dá uma dor de cabeça danada ler os textos deles. Isso serve para você também. Sigamos o exemplo de Jesus, com suas parábolas.
Quanto ao amigo Chiquinho, é bom ter você de volta.
Caro amigo Chiquinho de Adelaide,
Os seus textos trazem, como nenhum outro deste mural, o cheiro da vida vivida com a intensidade dos que sonham e esperam. São carregados de um sentido forte e transparente esvaziados da presunção intelectual, porém, com a claríssima marca da sabedoria genuina do homem pensante.
Como você, também tornei-me um viciado neste mural, e fico a espera dos seus comentários, que, convenhamos, poderiam ser mais constantes.
Forte abraço e melhoranças pra você!
Salve, salve irmãos inquietos.
Que maravilha perceber o engrandecimento do nosso grupo através da participação de novos muralistas. Quanta gente boa estava reclusa em seus pensamentos e agora nos dão a oportunidade de aprender com eles.
Atrevo-me a recepcioná-los. Sejam calorosamente bem-vindos.
Confesso estar inebriado com colocações tão positivas e profundamente esclarecedoras escritas no nosso canal de discussão.
É gratificante ler o Prometeu Acorrentado falar que “Nosso objetivo não é refutar as verdades fundantes da fé cristã, mas anunciar com coragem que é possível fazer a experiência do “terceiro homem”, como afirma o velho Melhorança, sem perder de vista os valores centrais do Evangelho de Jesus.”
E o que falar do último texto do Nicodemus? Amigo, não maltrate tanto assim o meu juízo... Esse eu tive que ler e reler até ligar o teu sonho à nossa realidade. O barulho das asas dos gafanhotos me ajudou!
Brincadeiras à parte, sinto-me um pouco distante dos comentários, talvez por não carregar conhecimento suficiente para enriquecer as reflexões aqui colocadas. Afinal de contas, como disse Prometeu: “sejamos honestos, não dá para falar de coisas sérias com leviandade”. Entretanto, afirmo categoricamente, que continuo por aqui, e que a leitura dos recados tornou-se um delicioso vício diário. Não consigo mais acessar a internet, sem, em primeiro lugar, atualizar-me com os ensinamentos aqui expostos. Agradeço a todos por essa oportunidade ímpar.
Em todo caso, sou meio teimoso e vou postar assim mesmo a minha opinião: Creio e tenho dito que, se todos nós, habitantes desse planeta, acreditássemos em Deus, e colocássemos os ensinamentos do seu Filho dentro do nosso coração, esse mundo seria, incalculavelmente melhor, e porque não dizer perfeito. Sendo assim, sejamos cristãos verdadeiros e levemos esta condição ao nosso próximo. Como disse Maria Marta: “É isso que Ele quer de nós: continuação da missão, \"a faca entrando\" e não aceitando as injustiças e muito menos compacteando com o sistema.”
Fazendo assim, talvez consigamos iniciar, tardiamente, a missão que Jesus nos confiou.
Só saberemos se é utópico ou não acreditar nesse mundo perfeito, fazendo a nossa parte.
Um fortíssimo abraço a todos e, como diz o mestre Sinézio, melhoranças...
\" Aqueles, portanto, que sem culpa ignoram o Evangelho de Cristo e Sua Igreja, mas buscam a Deus com coração sincero e tentam, sob o influxo da graça, cumprir por obras a Sua vontade conhecida através do ditame da consciência, podem conseguir a salvação eterna. E a divina Providência não nega os auxílios necessários àqueles que sem culpa ainda não chegaram ao conhecimento expresso de Deus e se esforçam, não sem a divina graça, por levar uma vida reta. Tudo o que de bom e verdadeiro se encontra entre eles, a igreja julga-o como uma preparação evangélica\" ( Lumen Gentium 16- Constituição do Concilio Vaticano II)
Achei interessante o comparativo feito por Prometeu Acorrentado a respeito da obediência e da fidelidade. Não havia pensado na questão dessa forma. Em relação ao fato de que ele não se sente \"desligado\" da Igreja, eu acho que é bom destacar que \"Igreja\" somos todos nós, Povo de Deus, e não apenas a hierarquia (clero). Um abraço forte. E parabéns Jamarataia Pontual pelas excelentes colocações.
Avante, inquietos!!