Li atentamente o texto sobre a campanha da fraternidade que foi reproduzida por Geslenisa.
A campanha da fraternidade desse ano dá margem para uma discussão muito profunda a respeito da justiça social. Uma das frases me chamou a atenção mais ainda. “Retirem a Justiça do Reino e veja se não sobra, apenas um bando de ladrões”.
O grande problema está aí: Estão sobrando ladrões na terra, e não pequenos ladrões, mas aqueles que roubam a nação.
Tempo de reflexão e de pé no chão sobre a campanha da fraternidade.
Abraço à todos!
Frei Betto
A menina marcava as páginas onde estavam impressas aquelas leis absurdas com a intenção de, mais tarde, arrancá-las. 0 pai explicou-lhe que era inútil, havia muitos outros livros com as mesmas leis. quisesse mudá-las, teria de convencer as pessoas que faziam leis.
Lida por esta ótica, a Bíblia revela a igualdade entre homens e mulheres e denuncia a leitura machista que pretende derivar dos desígnios de Deus instrumentos de dominação, como a interdição de acesso das mulheres ao sacerdócio e ao episcopado, e a preponderância masculina sob o pretexto de que Eva foi criada a partir da costela de Adão — quando a natureza não deixa dúvidas de que todo homem nasce do corpo de uma mulher.
0 evangelista Mateus aponta, na árvore genealógica de Jesus; cinco mulheres. Tamar, Raab, Rute e Maria; e de modo implícito, a mãe de Salomão, aquela \"que foi mulher de Urias\". Não é bem uma ascendência da qual um de nós haveria de se orgulhar.
Em sua atividade pública, Jesus se fez acompanhar pelos Doze e por algumas mulheres: Maria Madalena; Joana, mulher de Cuza, o procurador de Herodes; Susana e várias outras. Portanto, o grupo de discípulos de Jesus não era propriamente machista. Além disso, Jesus freqüentava, em Betânia, a casa de suas amigas Marta e Maria, irmãs de Lázaro.
O primeiro milagre de Jesus foi para atender ao pedido de uma mulher, Maria, sua mãe, preocupada com a falta de vinho numa festa de casamento em Canã.
Escolhido por Jesus para ser o primeiro Papa, Pedro era casado.
Em nosso país, destacam-se Ana Flora Anderson, Teresa Cavalcanti, Wanda Deifelt e Athalya Brenner. O Centro de Estudos Bíblicos (Cebi) há anos forma, pelo Brasil afora, homens e mulheres dos setores populares em novos métodos de interpretação bíblica, pondo fim ao monopólio clerical e machista.
Descobrir que a mulher ocupa na Bíblia lugar e importância iguais aos do homem é questionar as igrejas que, às vésperas do terceiro milênio, insistem em reservar aos homens as funções de poder. E, por tabela, subverter os valores desta sociedade que considera a direção política um talento masculino e a questão social um derivativo da primeira dama, e ilustra sua publicidade televisiva e as páginas das revistas com mulheres que se prestam a ser reificadas, reduzidas ao mero apelo de consumo material e simbólico e, no entanto, queixam-se quando tratadas pelos homens como objetos descartáveis.
Frei Betto (Carlos Alberto Libânio Christo),(1945) quando jovem frade dominicano esteve envolvido com as lutas revolucionárias de seu tempo, com a política e a arte. Militante de esquerda, simpatizante da luta armada, se dividia entre os estudos de filosofia, o jornalismo e a assistência de direção de José Celso Martinez Corrêa na histórica montagem de O rei da vela, pelos idos de 1967. É escritor consagrado, com inúmeros livros de sucesso, dentre eles \"Fidel e a Religião\", coletânea de entrevistas com o líder cubano. O texto acima foi publicado no jornal \"O Globo\", de 28/07/2000.
E aí inquietos? Que vocês dizem disso?
Algumas palavras sobre o comentário postado por Josivan Antero. No dia 8 de março próximo passado, esse nosso estimado amigo participou, como palestrante, do 3º Reencontro de Casais com Cristo da Diocese de Patos (ECC de 3ª Etapa), evento que contou com a presença de dezenas de casais de várias cidades do Estado e que teve como objetivo discutir o papel do cristão leigo no mundo contemporâneo e apontar caminhos na luta pela transformação das estruturas injustas da sociedade, à luz dos valores e da prática do Evangelho.
Para quem não o conhece, uma breve apresentação: Josivan foi assessor parlamentar do vereador Bonifácio Rocha durante vários anos. Na última eleição, concorreu ao cargo de vereador por um partido de esquerda, sem sucesso. Integra o movimento Juventude Rebelião em nossa cidade e conta com uma vasta experiência no campo da articulação sindical. Apesar de sua atuação em defesa dos mais humildes, Jovisan não é o que se pode chamar de “cristão praticante”. No último dia 8 (domingo), ele fez, quem sabe, sua primeira experiência fé, ao falar para casais comprometidos com a defesa da vida e da dignidade humana. E ao que tudo indica, aprovou a experiência.
A Pascom de Santo Antonio se alegra com essa experiência, porque reconhece a importância do trabalho desenvolvido por esse nosso amigo sindicalista em tantas causas em prol dos mais necessitados.
Atenção!
Há um jovem de má fé pedindo ajuda financeira para o II EJC da paróquia. Trata-se de um falsário, quem tiver notícia dele chame a polícia, por favor!
Parabéns pelo mural que temos a nossa disposição nesse site. Concordo que pagamos um preço pela democracia de ter esse espaço, mas os sensatos saberão lidar com alguns excessos que por vezes irão aparecer.
Aproveito para agradecer pelo convite que me foi feito e o espaço que tive para expor um pouco da nossa caminhada nos movimentos sociais em Patos.
Agradeço a coordenação do E.C.C por me deixar vencer um pouco de meu receio em ter que expor as idéias a pessoas tão engajadas na construção de uma nova consciência cristã.
É isso mesmo, caro Pontual.
Por que temos que conviver com isso, e simplesmente aceitar?
É preciso mudar. É preciso criar um jeito novo. Estudar mais o Evangelho, anilizando bem, pois só assim veremos como estamos distantes da origem. Quantas vezes, em tantas celebrações, não conseguimos ver Jesus.
Força e Coragem.
Não desista nunca.
Avante!
Estou com muitas saudades, lembrar da minha paroquia querida e da minha família que tanto amo tem me dado forças.
Deus nos abençoe e nos mantenha constantes.
Abraços a todos!
A humanidade inteira testemunha, há algumas décadas, uma profunda mudança paradigmática, seja nas relações sociais, seja na própria compreensão do ser humano enquanto sujeito. O desafio que se impõe às experiências religiosas é o de responder a esse novo paradigma mantendo a essência da proposta espiritual. Um grande equívoco que se testemunha é a insistência em uma linguagem retrógrada incapaz de atingir as expectativas e anseios do paradigma social e antropológico vigente. Isso significa perder a oportunidade de influenciar positivamente o itinerário social e existencial da humanidade nessa fase de transição que a mesma atravessa. Ao contrário do que os críticos dos inquietos pensam, isso não significa abrir mão dos princípios basilares do cristianismo, mas reinventá-lo e atualizá-lo para que ele mantenha a sua novidade para os homens de ontem e de hoje.
Avante!
Onde andam os inquietos?
Inquietai-vos! manifestai suas inquietações!
Nós acomodados precisamos ser saculejados pelos seus questionamentso.
Acorda Grande Filosofo Nicodemos, dar o ar da graça. Mestre Sinézio Melhorança, escreve aqui tua filosofia/psicologica. Prometeu Acorrentado quebra as correntes e cumpre o que prometes. Jaramatai Pontual, cadê tua pontualidade no site? Chiquinho de Adelaide traz esse povo de volta! Tu que tens tanto prestigio com o resto do grupo.
Com certeza, todos os dias, os seus admiradores acessam o site na esperança de encontrar algo novo escrito pelo grupo dos inquietos.
\"Avante inquietos\"! Avante e levantem a voz! Voz que traduz o silêncio de muitos.
Nós que fazemos a PASCOM da paróquia de Santo Antonio, sabíamos do risco que corríamos ao colocar este espaço ao alcance de todos. Mesmo assim achamos que valia a pena nos arriscarmos.
Antes que chegue a \"ser transformado em ponto de expressões desequilibradas, infundadas e deselegantes\", eu espero que os inquietos retomem as discursões anteriores.
O mural continua aberto a todos, porém, que sejam discursões que visem apenas o crescimento, nada de agressões pessoais, muito menos comentários deselengantes, como bem disse o nosso amigo Pontual.
Que todos participem, mas que nenhum contribua para baixar o nível das discursoes.
A Pascom agradece a todos que acessam este site, especialmente aos que participam do mural.
Sejam todos bem vindos! Contanto, não baixemos o nível. Sejamos civilizados.
Um abraço e avante inquietos!
Equipe PASCOM