Representantes das Pastorais Sociais da Paróquia de Santo Antônio participaram da Assembleia do Setor Social da Diocese

Representantes das Pastorais Sociais da Paróquia de Santo Antônio participaram da Assembleia do Setor Social da Diocese

A Assembleia aconteceu nos dias 06 e 07 de maio, sexta e sábado, com cerca de 70 representantes de Pastorais, Movimentos e Serviços que integram o Setor Social da Diocese de Patos. O evento foi realizado no Centro de Treinamento da Diocese, situado ao lado da igreja Santo Antônio, em Patos.  A Assembleia teve como objetivo avaliar a caminhada a partir do Plano Diocesano de Pastoral, à luz da Palavra de Deus e da Bula lançada pelo Papa Francisco, intitulada Misericordiae  Vultus que significa O Rosto da Misericórdia.

Na noite da sexta-feira, após a acolhida e oração inicial, o Bispo Dom Eraldo dirigiu uma palavra aos participantes e destacou a importância do encontro dessas Forças Vivas   situadas na Diocese de Patos. Ele destacou ainda que a Assembleia ganhou maior importância nesse Ano da Misericórdia, que relembra o modo de agir de Deus para com a humanidade, desde os primórdios da nossa história.

O Padre Elias Ramalho, conduziu a reflexão a partir da Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.  Com a assembleia dos participantes, Padre Elias aprofundou os principais pontos do documento e enfatizou que misericórdia não é dar o que nos sobra a quem precisa, mas é dar de nós mesmos ao outro, mesmo àquele a quem a sociedade julga não ser merecedor de misericórdia.

Além da profunda reflexão realizada em plenário, os participantes tiveram ainda a oportunidade de refletir sobre o assunto, em vários grupos de discussões

Na tarde do dia 07, Padre João Saturnino de Oliveira, Coordenador do Setor Pastoral Social, conduziu os encaminhamentos apontados para o cumprimento do Plano de Pastoral Diocesano.

Às 16h, os participantes da Assembleia e membros da comunidade reuniram-se em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de onde seguiram em caminhada até a Catedral de Nossa Senhora da Guia. No Local, todos(as) passaram pela Porta da Misericórdia e participaram da  Solene Missa de Encerramento presidida por Dom Eraldo e concelebrada pelos Padres José Ronaldo Marques e Padre João Saturnino de Oliveira.

Fonte: Diocese de Patos

 

Clique para ampliar