Que o pão cotidiano se reparta na mesa da caridade

Que o pão cotidiano se reparta na mesa da caridade

“Historicamente não houve sempre Corpus Christi como celebração, mas no Século XII, mais especificamente na Bélgica, depois se espalhou um pouco mediante alguns milagres, chamados de Milagres Eucarísticos, na Itália, na Alemanha, na França, então, foi se espalhando. No Brasil só em 1961, com a inauguração de Brasília, foi que, nesta data, se fez uma Procissão com a Eucaristia, da 1ª Igrejinha de Brasília até a Igreja Nova.

Corpus Christi acontece liturgicamente depois de Pentecostes mais uma semana depois da Festa da Santíssima Trindade, celebra-se então, Corpus Christi que significa Corpo de Cristo. É uma oportunidade para valorizar o Santíssimo Sacramento da Eucaristia e para reforçar a Palavra de Jesus “Eu sou o Pão Vivo descido do céu” e também nos ensinar as lições da Eucaristia.  Por isso, na quinta-feira, que recorda aquela Quinta-Feira Santa que foi a Primeira Eucaristia, que poderíamos dizer assim, para toda a Igreja, pelo próprio autor e o próprio Cristo que é a Eucaristia, então, na quinta-feira   a gente recorda a Instituição da Eucaristia.

Vamos celebrar, como todos os anos, a Missa, depois a Procissão com o Santíssimo Sacramento. Como um gesto concreto, pedimos às pessoas que façam doação de alimentos, um Kg de alimento imperecível, como a oferta para esta Missa, para lembrar o seguinte: celebrar, acreditar que Jesus é o Pão do céu que se dá pela humanidade, é também dizer que nós, como acreditadores neste Mistério, queremos aprender as lições da Eucaristia, o Pão que se reparte no altar da Missa é também a lição para que o nosso pão de cada dia se reparta na mesa da caridade, na vida dos nossos irmãos e irmãs. Este é o grande sentido social, também, da Celebração da Eucaristia.

Quero, portanto, convidar, reforçar esta chamada a todos os católicos, aqui cidade de Patos, tendo nas suas Paróquias, nas suas Comunidades a Celebração, mas quem poder, às 05h da tarde, concentra-se na Paroquia Nossa Senhora de Fátima, de onde sairemos em Procissão, após a Missa, para o encerramento com a Procissão, com a benção do Santíssimo, no o Largo Dom Gerardo, ao lado da nossa Catedral Nossa Senhora da Guia. ”

Estas foram as palavras de Dom Eraldo Bispo da Silva, em entrevista ao jornalista Igor de Figueiredo, apresentada no Jornal “Espinharas Notícia”, da Rádio espinharas de Patos.

Particularmente, na Paróquia Santo Antônio acontecerá a Missa de Corpus Christi, às 08h, na Igreja Matriz de Santo Antônio e na Comunidade Nossa Senhora da Neves, no Bairro Bivar Olinto, acontecerá a Procissão às 16h, saindo da igreja daquela Comunidade, percorrendo as principais ruas do bairro, retornando à igreja, onde acontecerá a bênção do Santíssimo e a celebração da Santa Missa.   

Que todos participem com Fé e Devoção.

 

Fonte: Jornal "Espinharas Notícia"

Entrevista concedida ao Jornalista Igor de Figueiredo.