A Pastoral da Criança é um organismo de Ação Social da CNBB, que se destina ao desenvolvimento integral da criança, desde o ventre materno até aos seis anos de vida, envolvendo também suas famílias e comunidades. Para que todas as crianças tenham vida em abundância.
Na Diocese de Patos, a Pastoral da Criança chegou no ano de 1987, com o incentivo de Dom Gerardo Ponte de Andrade e o apoio do Pe. Jair. A primeira Paróquia a ser implantada foi Nossa Senhora de Fátima, precisamente na comunidade Divino Salvador. Aos poucos, a Pastoral da Criança foi se expandindo e hoje está presente em todas as paróquias da Diocese de Patos.
Por tudo que a Pastoral da Criança realizou nesta comunidade, unindo de fé e vida nestes vinte anos, queremos celebrar nossa Ação de Graças, reconhecendo a ação de Deus no meio de nós e o esforço de todos os que fazem esta Pastoral.
Em 1993, aqui na comunidade de Nossa Senhora Aparecida, na época administrada pelo Pe. Elias Ramalho, este sentiu a necessidade de um trabalho com as famílias, convidou algumas pessoas que, junto com ele, abraçaram a causa, dando inicio a implantação da Pastoral da Criança na comunidade. Iniciou-se cadastrando as famílias, em visitas domiciliares e já convidando para participar da 1ª Celebração da Vida, que na época acontecia sob as árvores da Maternidade.
Hoje a Pastoral da Criança da Comunidade de Nossa Senhora Aparecida acompanha 43 famílias, 47 crianças e 05 gestantes. Conta com 8 líderes para desenvolver as três atividades básicas: visita domiciliar, Celebração da Vida e Reuniões de Avaliação, reflexão e espiritualidade.