A comunidade de Nossa Senhora Aparecida vivenciou nesta noite 25/01 mais uma etapa da assembleia pastoral paroquial, o encontro iniciou-se com um momento de oração com todos os agentes pastorais e lideranças da comunidade. O Pe. Alexandre apresentou o documento 100 da CNBB “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia A Conversão pastoral da Paróquia”.
Destacou-se os seguintes pontos: Sinais do Tempo e Conversão Pastoral, e Proposições Pastorais. Em sua reflexão o Pe. Alexandre ressalta o conceito de paróquia, os novos contextos desafios e oportunidades, a realidade da Paróquia. Exorta com palavras do Papa Francisco “Vencer a mesmice! ” EG 33 para ampliar a evangelização e o campo missionário. Os pontos abordados sobre a Proposição Pastoral enfatizaram-se nos aspectos de setorização, acolhida e vida fraterna, iniciação a vida cristã, leitura orante da vida, liturgia e espiritualidade, caridade, dizimo. Em seguida dialogo, partilha, questionamento, indagações.
Ponto relevante da noite foi a Conversão Pastoral, questão de reflexão da Igreja no Brasil para revigorar a ação evangelizadora, a dinâmica da conversão pastoral deve pautar a vida eclesial. Esta deve ser prioridade do agente de pastoral, bem como da comunidade para que possa fluir bem as atividades pastorais.
A comunidade assume como Proposição Pastoral a evangelização e missão por meio dos círculos bíblicos, da ampliação e revigoramento da setorização, da aproximação e abertura ao outro, e maior integração das pastorais.
Pastoral da Comunicação
Paróquia Santo Antônio
Colaboração de Vicente Netto