Nesta sexta feira, 13 de Junho, aconteceu o encerramento da Trezena em honra ao Padroeiro. Centenas de devotos participaram da Procissão e da Missa Solene de Encerramento da Festa de Santo Antônio 2014.
A Procissão saiu da Igreja Matriz às 18h e seguiu percorrendo algumas das ruas principais do bairro, cantando e louvando a Deus. Ao chegar a Matriz, aconteceu a Missa Solene presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva. Participaram da celebração os Padres Alixandre Soares, Leonardo Henrique e Rodrigo Trindade. Também estavam presentes os Seminaristas. O Salmo foi cantado por Irmã Cícera. Padre Rodrigo proclamou o Evangelho e Dom Eraldo Ministrou a homilia.
Em sua homilia, Dom Eraldo enfatizou que: “a gente espera que a participação em todas as noites escutando a palavra de Deus, recebendo o Cristo Eucarístico, meditando os temas que os pregadores abordaram para a nossa vida, a gente espera sair dessa festa mais fortalecido, mais consciente da vocação da missão que cada um de nós tem, em decorrência do batismo que nós recebemos. Todos os acontecimentos na Igreja, todas as celebrações, todos os investimentos devem servir para que a gente some ao que nós já temos, ao que já recebemos some mais elementos que produzam em nós este espírito missionário, este espírito de evangelizadores e evangelizadoras tão querido por Jesus para cada um de nós. E foi isto que Santo Antônio e tantos Santos e tantas Santas viveram, foi esta entrega de fidelidade ao Evangelho, indo e levando esta mensagem de amor por todos os cantos com seu testemunho, com a sua palavra, com o bem que conseguiam realizar com a graça de Deus. Portanto, a Festa do Padroeiro deve deixar em nós este espírito missionário de dedicação e de amor a igreja, um espírito renovado”.
Antes de sair para o descerramento da Bandeira, o Pe. Alixandre agradeceu a todos que colaboraram direta ou indiretamente com a Festa. E Dom Eraldo falou da importância da Paróquia de Santo Antônio na formação do Clero da Diocese de Patos, especialmente pelo fato de o Seminário está localizado nesta Paróquia e aproveitou a oportunidade para fazer uma rápida apresentação dos Seminaristas presentes.
Após a celebração, todos foram para o pátio frontal da igreja e houve a descida da Bandeira, com a queima de fogos de artificio, provocando em todos um momento de muita emoção. Depois desse momento, a festa continuou no Pavilhão, num clima de confraternização e diversão. E como nas demais noites, o "Forró Pé de Serra" foi a atração do Palco que esquentou o compasso dos casais forrozeiros, que não deixaram de aproveitar a última noite de festa.
... e a festa acabou.
Gis - Pascom - NSA