Vigários Atuais

"Para o cuidado pastoral da paróquia, sempre que for necessário ou oportuno, pode-se dar ao Pároco um ou mais Vigários Paroquiais que, como  cooperadores do Pároco e participantes de sua solicitude, prestem sua ajuda no ministério pastoral, de comum acordo e trabalho com o Pároco.

O Vigário Paroquial pode ser constituído para dar sua ajuda no exercício de todo o ministério pastoral, tanto na Paróquia inteira como em determinada parte dela, ou para determinado grupo de fiéis; pode ser também constituído para exercer determinado ministério em diversas paróquias ao mesmo tempo. (...)

As obrigações e direito do Vigário Paroquial são definidos pelos cânones deste capítulo, pelos estatutos diocesanos e por documentos do Bispo Diocesano, mas são determinados mais exatamente por mandato do Pároco. (...)

O Vigário Paroquial refira regularmente ao pároco as iniciativas pastorais programadas e assumidas, de modo que o Pároco e o Vigário ou Vigários estejam em condições de assegurar, com empenho comum, o cuidado pastoral da Paróquia, da qual são conjuntamente responsáveis".

(Código de Direito Canônico)


Pe. LEONARDO HENRIQUE SANTOS DE LIMA

Nascimento: 27/09/1981 (Patos-PB)

Ordenação: 09/01/2009 (Catedral)

Reitor do Seminário São José;

Diretor da Escola Diaconal;

Membro do Conselho Presbiteral;

Membro do Conselho Diocesano de Formação;

Coordenador Diocesano da Pastoral do Dízimo;

Vigário Paroquial de Santo Antônio desde 16/12/2012.

 

 

Filho de Francisco de Assis Lima e Maria do Socorro Santos de Lima. Seus irmãos são: Leonildo Victor Santos de Lima, Lidianne Cristina Santos de Lima e Liliane Maria Santos de Lima. 

Estudou o pré-escolar e Ensino Fundamental I na Escola Estadual Antônia Araujo no Bivar Olinto. O Fundamental II e Ensino Médio na Escola Estadual Monsenhor Manoel Vieira(CEPA), Centro de Patos. Iniciou sua caminhada vocacional na Comunidade Nossa Senhora das Neves, no Bivar Olinto. Foi batizado no dia 01 de janeiro de 1982 pelo Pe. Valdomiro Amorim na Igreja Catedral de Patos. Sua Primeira Eucaristia foi presidida pelo Pe. Espedito Caetano no dia 22 de dezembro de 1991 na Igreja Nossa Senhora das Neves. Foi crismado no dia 10 de dezembro de 1995 por Dom Gerardo Andrade Ponte na Igreja Matriz de Santo Antônio em Patos e seu padrinho foi o Pe. Elias Ramalho.

Sua formação rumo ao Ministério Presbiteral iniciou concretamente no Seminário Propedêutico São José no ano 2000. Cursou Filosofia no Seminário Diocesano São João Maria Vianniey em Campina Grande-PB de 2001 a 2003. Cursou a Teologia no Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição, em João Pessoa-PB de 2004 a 2007. Fez o seu estágio pastoral na Paróquia de Nossa Senhora das Dores em Mãe D'água. Foi ordenado Diácono em 2008 na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Guia por Dom Manoel dos Reis de Farias. Em 09 de janeiro de 2009 foi ordenado Presbítero na mesma Igreja e pelo mesmo Bispo. Em 18 de janeiro de 2009, dez dias depois da sua ordenação, foi nomeado Administrador Paroquial da Paróquia de N. Sra. das Dores de Mãe D'água-PB e Reitor do Seminário Propedêutico São José. Em janeiro de 2014 foi transferido de Mãe D´Água para dedicar-se mais exclusivamente à Pastoral Vocacional da Diocese de Patos.




DÍZIMO É PARTILHA

capela virtual

parceiros