Vicente Netto Agente da Pastoral Crismal da Paróquia Santo Antônio faz um relato de como foi celebrar os 60 anos da Diocese de Patos no Congresso Missionário

Vicente Netto Agente da Pastoral Crismal da Paróquia Santo Antônio faz um relato de como foi celebrar os 60 anos da Diocese de Patos no Congresso Missionário

Celebrando 60 anos com intenso ardor missionário, a igreja diocesana realizou nos dias 12, 13 e 14 de julho na UNIFIP o Congresso Diocesano Missionário que contou com 1.500 congressistas vindos das 40 paróquias, das 07 foranias, e dos diversos municípios que compõem a Diocese, participaram clero, seminaristas, diáconos permanentes, religiosas, novas comunidades, representantes de pastorais, movimentos, serviços e convidados. Com a temática “Discípulos e discípulas missionários para uma igreja em saída”que por meio de conferencias, oficinas, show religioso, momentos orantes, apresentações artísticos culturais, celebrações eucarísticas, plenárias e intervenções, os congressistas vivenciaram dias de intensos debates, discursões, reflexões, orações e motivações para continuação do projeto missionário do Cristo nos dias atuais, dispondo se a cooperar com a igreja do Brasil nas diversas realidades missionárias.

Na noite da sexta-feira (12/07) na UNIFIP, em Patos, foi aberto o 1º Congresso Missionário Diocesano. Em clima de alegria, oração e gratidão a cidade de Patos que é a sede da diocese, recebeu missionários de todos os municípios que integram o território desta diocese, para comemorar, e celebrar o aniversário de 60 anos de sua criação e instalação.

A cerimônia de abertura teve início às 19h30 no ginásio da UNIFIP com a participação da quase totalidade do seu clero e com as presenças do arcebispo da Paraíba, D. Manoel Delson; além de D. Esmeraldo Barreto de Farias – Bispo auxiliar de São Luiz/MA e D. Magnus Henrique Lopes – Bispo diocesano de Salgueiro/PE.

Em sua fala, na cerimônia de abertura, D. Eraldo Bispo da Silva, além de fazer memorias de seus antecessores e agradecer destaca “o discípulo não pode permitir uma cultura de indiferença, mas vivenciar a comunhão e a sinodalidade (caminhar juntos) ”. Após a cerimônia de abertura, segui se com a primeira conferencia sendo Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo auxiliar de São Luiz, o primeiro conferencista do congresso que tratou com propriedade o tema.

O segundo dia de congresso teve continuidade na manhã do sábado 13/07 com celebrações eucarísticas e café comunitário nas paroquias que acolheram os congressistas. E na UNIFIP um momento orante mariana deu o ponto de partida para os trabalhos, seguindo animação e as conferencias sobre: Sinodalidade e Comunhão D. Magnus Henrique Lopes – Bispo diocesano de Salgueiro/PE. E Testemunho e Profetismo com o Diácono Sergio da Arquidiocese de Olinda e Recife PE; após o almoço oração e encaminhamentos para oficinas: Missão, Ministérios e Vocação; Paroquia Missionária; Sustentabilidade e Missão; Criança e Adolescência Missionária; Juventude e Missão; Catequese Missionária; Família Missionária; Movimento e Devoção Missionária; Missão Para Vida Plena; Vida Religiosa e Missão; Missão e Liturgia. Missão e Comunicação. 

Na noite do sábado, 13/07 aconteceu o grande show de Evangelização no Largo Dom Gerardo, ao lado da Catedral de Nossa Senhora da Guia, em Patos. O show de Evangelização foi conduzido pelos padres Evandro Romero e Zé Vanildo, natural de Santa Luzia, atualmente faz parte do clero de Campina Grande, participaram também seminaristas e leigos em participações especiais e tocantes que proporcionaram ao público belos momentos de louvor e meditações. Ambos animaram os presentes entoando diversas músicas que fazem parta da vida do Povo de Deus em celebrações, momentos de louvor e na caminhada de fé.

No domingo as atividades iniciaram com celebração eucarística nas paroquias, e no local do congresso momento orante celebrativo, logo após animação e segui se com a última conferencia ministrada por Dom Manoel Delson Pereira da Cruz, Arcebispo da Paraíba. O tema que ele discorreu foi “Missão Ad Gentes” que significa Missão para além. Este destacou as Diretrizes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e que o principal modelo de missionário é o próprio Jesus Cristo, formador de discípulos e de comunidades eclesiais, por excelência. Ele conclui “Todo Missionário é antes de tudo um servidor. Ele tem que se fazer um bom comunicador da Boa Nova de Jesus”. Logo após os relatores das oficinas apresentaram pontos relevantes para a continuidade do trabalho missionário na diocese para os próximos anos. E o padre Edvaldo Brito destacou pontos e compromissos das oficinas e fazendo complementações relevantes. A manhã foi concluída com palavras de agradecimento de Dom Eraldo, vídeo sobre o ano missionário e a foto oficial.

As festividades dos 60 anos foi encerrado com belíssima celebração eucarística de agradecimento, o povo de Deus neste rincão paraibano esteve presente para louvar a Deus pela presença viva da igreja nestas terras patoenses, estiveram presentes os bispos da província eclesiástica da Paraíba, bispos representantes dos regionais NE 1 e 2, (Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte) da CNBB, o presidente do Regional NE 2 Dom Paulo Jackson  apresentou saudações e abraços dos bispos que não puderam comparecer. Participaram também padres, religiosas, leigos e autoridades civis dos municípios que compõem o território da diocese. Na Celebração O padre Rodrigo Trindade, Chanceler da Cúria Diocesana, fez a leitura de uma carta enviada pelo representante do Papa Francisco no Brasil, o núncio apostólico Dom Giovanni D´Aniello, agradece pelo convite recebido, justifica sua ausência, fundamenta a missão da Igreja e deseja êxitos as todos os congressistas e missionários. Momento grandioso de reavivamento do ardor missionário.

 

Texto: Vicente Netto

Pastoral da Comunicação